Quarta-feira, 12 de dezembro de 2012. Data que marca a retomada de um espaço de reflexão para os que já estudaram na antiga Escola Marista São Gabriel e para os mais de 700 alunos que freqüentam hoje, as Escolas Ginásio São Gabriel e Escola Técnica Municipal. A capela, ou sala de orações do prédio da escola foi reativada. A iniciativa das educadoras Déia Souza e Ana Paula Castilhos, juntamente com suas equipes diretivas, tornou realidade o sonho de professores, pais, estudantes e ex- alunos do Ginásio. O espaço reservado à oração ganhou vida e uma Imagem de São Marcelino, levando também o nome do Patrono das Escolas Maristas, Marcelino Champagnat, o fundador da ordem religiosa.
Com o objetivo de resgatar a dimensão da espiritualidade na formação dos educandos, a reinstauração da capela também promoveu um encontro de duas histórias:
| Padre Delmar Rodrigues abençoa a imagem de São Marcelino Champagnat |
Foi durante sua segunda gestão, no ano de 2004, que o Prefeito Rossano Gonçalves mobilizou o Executivo para adquirir o prédio da então prestigiosa Escola Marista de São Gabriel, escola tradicional, pautada pelos valores religiosos e que formou muitos cidadãos gabrielenses. Não diferente da atualidade, a Escola Municipal Ginásio São Gabriel e Escola Técnica continuam oferecendo uma educação de qualidade e igualmente voltada aos princípios cristãos. Logo na entrada do portão lateral, o busto do Patrono da Escola Marista, Marcelino Champagnat, ainda hoje recepciona os alunos das Escolas Municipais Ginásio e Técnica.
O legado de fé deixado pelos Irmãos Maristas está presente em todas as atividades da escola, que hoje volta no tempo e retoma a capela de orações. “Como ex-aluno desta escola me sinto privilegiado por estar aqui, sinto que faço parte de uma atmosfera que está em perfeita sintonia, andando por esses ambientes que me trazem muitas lembranças e esta sala, que era o local onde nos reuníamos para nossos momentos de oração. E vocês tiveram a inspiração de retomar esse espaço e eu tenho certeza que isso vai servir para o crescimento de todas as pessoas que convivem neste espaço, pois ser humano nenhum sonha e cresce sem a presença de Deus. Parabéns a vocês diretores e comunidade que tiveram essa iniciativa”, disse o irmão Marista, Éldio Monteiro Lopes.
| Os diretores das Escolas, Ana Paula Castilhos (Técnica), Déia Souza e Leandro Chaves (Ginásio) |
Para a Diretora da Escola Técnica Municipal, Ana Paula Castilhos, a reabertura da sala de orações é um elo histórico que une fé e recomeço: “Fui aluna e professora da Escola Marista, passei grande parte da vida nesse prédio, o tempo passou e estou aqui, nesse mesmo local, meu local de trabalho, pelo qual tenho muito apreço e principalmente concretizando esse sonho muito especial de reabrir as portas da capela, para nossa comunidade escolar, hoje é um dia de muita alegria” ressaltou Ana Paula.
A placa inaugural da sala de orações Marcelino Champagnat contém uma homenagem especial à Professora Angela Maria Scipioni, que foi Secretária Municipal de Educação na época em que a Escola Marista passou a ser municipal. Angela era conhecida por sua profunda devoção cristã. A atual Secretária de Educação, Professora Ana Paula Scipioni Capiotti, filha da homenageada, agradeceu: “Quando entrei aqui e vi essa beleza, logo pensei nas demais escolas e imaginei que todas, deveriam ter um espaço como este, de oração, de reflexão, porque muitas vezes vivemos a correria do dia a dia e acabamos esquecendo Deus. A escola deve ser sim, um lugar onde a paz predomine, onde as crianças tenham esse contato com Deus. Sinto-me muito honrada em estar aqui recebendo essa homenagem em nome da minha mãe, agradeço imensamente à Déia e Ana Paula Castilhos pela iniciativa de retomar esse local”, finalizou a secretária.
A sala e a imagem de Marcelino Champagnat foram abençoadas pelo Padre Delmar Miranda Rodrigues, da Paróquia Arcanjo Gabriel. A placa inaugural da sala de orações foi descerrada pelas Diretoras das Escolas Técnica e Ginásio juntamente com a Secretária de Educação e o Irmão Marista Éldio Monteiro ao som do Músico e vocalista do Grupo de Jovens da Matriz, Luciano Vernieri.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com












0 comentários via Blogger