Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

19 dezembro 2012

Natal do Coração: Jair Rodrigues cativa o público em Santa Maria. Parte da programação é transferida pelo mau tempo

Jair Rodrigues, aos 73 anos, teve energia e disposição para cativar os santamarienses (foto João Alves/Especial C7)

Santa Maria - Cerca de 5 mil súditos santa-marienses se renderam ao carisma do “Rei Negro”. Esbanjando a vitalidade de um menino, aos 73 anos o cantor Jair Rodrigues subiu ao palco da Praça Saldanha Marinho, na noite desta terça (18), para o show “Festa para um Rei Negro”, que faz uma retrospectiva da carreira do artista, um ícone da Música Popular Brasileira. Vestindo um terno amarelo e camisa preta, o cantor pulou, sambou, brincou com a plateia, contou piadas, ficou de pernas para o ar e, por fim, desceu do palco e passeou entre o público.



Grande público presente cantou e aplaudiu o show do cantor na Praça Saldanha Marinho, em SM
Mas o forte do show, sem dúvidas, foi o repertório, em especial o samba de raiz e a Bossa Nova. Mas Jair, considerado um dos pais do “soul” brasileiro, trouxe canções que agradaram tanto aos novos quanto os mais antigos fãs de sua música, e passeou por clássicos como Chão de Estrela, Coisinha do Pai e Romaria, além da versão “rap” do sucesso “Deixa isso pra lá”, que o eternizou pelo movimento das mãos. “O rap nasceu nos Estados Unidos? Não cumpadi. O rap nasceu na Inglaterra? Não cumpadi. O rap nasceu no Japão? Não cumpadi. O rap nasceu no Brasil em 1964”, provocou Jair Rodrigues, que arrancou palmas do público antes da execução da música.

O show de Jair Rodrigues, incluído na programação cultural do Natal do Coração, faz parte de uma turnê por várias cidades do Rio Grande do Sul, que iniciou no dia 15 deste mês e encerra nesta quinta (19), em Erechim. A iniciativa é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, dentro do Programa Arte Sesc – Cultura por toda parte. Antes do início do espetáculo, o prefeito Cezar Schirmer foi dar ás boas-vindas a Jair Rodrigues, no camarim do Theatro Treze de Maio.

Momentos marcantes do espetáculo
De terno amarelo e camisa preta Jair Rodrigues já entrou com energia total no palco e abriu o show com  a música “Fita Amarela” de Noel Rosa. “Um samba de primeira”, como ele definiu. Em “Boi da Cara Preta”, o público repetia o refrão em coro, para alegria do cantor. Na sequência, outro samba de composição do cantor, “O importante é ser fevereiro” e depois “Acorda Maria Bonita”. Todas as canções, bastante conhecidas do público.

Músico alternou canções com interação junto ao público, alegria, humor e romantismo
O lado romântico do ídolo também emocionou o público. “Eu sei que vou te amar”, de Tom Jobim, tocou o coração dos apaixonados. Seguiram outros hits da MPB, como “Você abusou” , “Tristeza”, “Não deixe o samba morrer” e “Barracão de Zinco”. Um momento de emoção foi quando o cantou simulou um diálogo com Elis Regina, sua grande amiga e parceira no programa “O Fino da Bossa”, da década de 60.

Na continuidade do espetáculo Jair Rodrigues, além da vitalidade, esbanjou versatilidade musical. Além do samba, rap e Bossa Nova, interpretou um tango e  música italiana. “Foi um espetáculo completo. É muito gratificante que a comunidade receba um espetáculo como este de forma tão agradável, carinhosa e pacífica”, exaltou Pedro Saccol Filho, Gerente do Sesc Santa Maria.

Jair Rodrigues fala do show e da sua admiração pelos músicos gaúchos
Antes do início do espetáculo, ainda no camarim do Teatro Treze de Maio, o cantor  concedeu entrevista onde falou  da sua afinidade com o Rio Grande do Sul. “Já conheço muito deste Rio Grande do Sul, todas as cidades. Eu tenho uma afinidade muito grande com este estado”. Jair conta que ficava dois meses rodando pelo estado em excursão com outros cantores. “Por que naquela época, tudo era difícil, vínhamos de carro”.

Jair Rodrigues lembra que o primeiro cantor gaúcho que ele ficou conhecendo foi o Lupicínio Rodrigues, depois vieram Nelson Gonçalves e Elis Regina, sua parceira do programa “O Fino da Bossa”, da TV Record, na década de 60.  “Quero parabenizar a todo esse Rio Grande do Sul porque teve uma contribuição, e continua tendo, muito grande para a música popular brasileira e para o mundo todo. Por que quem não conheceu um Gaúcho da Fronteira, um Nelson Gonçalves, a grande Elis Regina, o Yamandú Costa e o Borghetinho ? “ , elogia o cantor.

Quanto ao repertório, Jair fala com tranquilidade. “São 53 anos de carreira, então eu pude angariar neste tempo um repertório muito variado. Então não tem problema de repertório. A gente aproveita a música brasileira que é uma coisa riquíssima, essa cultura brasileira é da melhor qualidade, é só cantar e mandar que a rapaziada canta, todo mundo junto”, falou Jair Rodrigues, que deixou para os santa-marienses a marca da alegria e da simplicidade.

Programação transferida
A programação do Natal do Coração agendada para encerrar nesta sexta-feira (21), sofreu alteração devido à previsão de mau tempo. Os eventos que aconteceriam nesta quinta (20) e sexta-feira (21) foram transferidos para o dia 27 e 28 de dezembro, respectivamente. Confira abaixo.

Programação
19 de dezembro (quarta)
20h30 - Concerto de Natal Eny, com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria
Local: Catedral Metropolitana

27 de dezembro (quinta)
18h- Grupo Marcando Presença (Maria Rita – 3221.6297)
18h30- Dança Afro e Percussão Escola Araci Barreto Sachis e Padre Caetano – 3217.7844
19h- Grupo Percussão Escola Mal. Rondon – Maristela – 3225.5151
19h30- Trio de Cordas OSSM
20h- Tambores de Rua – Cuica
- Participação de Junior Benaduce e Pylla com sua mensagem de Natal
21h30- Concerto de Natal com a Orquestra Infanto-Juvenil Palotti
Local: Palco da Praça Saldanha Marinho
*19h – 21h Intervenção Teatral Passageiros da Alegria

28 de dezembro (sexta)
17h30- Cia Dança Cheivane Tanski
18h- Banda Gospel Na Contramão
19h- Concerto com a Banda Militar da Basm
19h30-Banda Gospel Rema
20h- Coral BETEL Igreja Assembleia de Deus
21h- Grupo Uniart – Que Brincadeira é Essa?
22h- Grupo Gospel Baluarte
Local: Palco da Praça Saldanha Marinho


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.