CHAA - Da prevenção ao tratamento, um centro de referência em Oncologia

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

Final de Ano com Grandes Marcas Peruzzo! Participe!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

CHAA - Da prevenção ao tratamento, um centro de referência em Oncologia

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Final de Ano com Grandes Marcas Peruzzo! Participe!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

13 dezembro 2012

100 anos do saudoso Gonzagão

Luís Gonzaga, o rei do baião: 100 anos se estivesse vivo hoje
Neste dia 13 de dezembro, se estivesse vivo, o cantor Luís Gonzaga, conhecido como "Gonzagão", "Velho Lua" ou "Rei do Baião", estaria completando 100 anos. Pernambucano nascido em Exu, fez sucesso com composições como "Baião" (1946), "Asa Branca" (1947), "Siridó" (1948), "Juazeiro" (1948), "Qui Nem Jiló" (1949) e "Baião de Dois" (1950), sendo considerado o precursor do forró e baião.


Sempre inseparável da sua sanfona, ele foi o principal nome da música nordestina e brasileira, gravando quase 200 discos e propagando os estilos musicais que o país não conhecia na época, como o forró, xaxado e baião. Cantou tanto a alegria das festas juninas e do nordestino, assim como seus problemas e mazelas, com a seca e a pobreza.

Foi considerado, adaptado ao Brasil, o primeiro "rei do pop", por ser popular e original. Foi o primeiro músico a fazer turnê pelo Brasil. Gonzagão gostava de tocar, viajar e fazer apresentações pelo interior.

Luís Gonzaga era pai de outro músico, Gonzaguinha, com quem teve uma relação familiar conturbada, com brigas e choque de personalidades fortes. Morreu em 2 de agosto de 1989, aos 76 anos, vítima de parada cardiorrespiratória, em Recife. No dia de hoje, o Google homenageia o centenário com um doodle comemorativo ao centenário do "Velho Lua". Confira um vídeo com o trecho do Jornal Nacional de 1989, com a morte do cantor, e outro com seu principal sucesso, "Asa Branca".



0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.