Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

22 novembro 2012

UNIPAMPA: Universidade e comunidade se aproximam no IV SIEPE

SIEPE reúne alunos no encontro, para apresentação de painéis, oficinas e trabalhos acadêmicos. Desta vez, ele será em Bagé, a partir da próxima segunda (Foto Rogério Savian / ACS Unipampa)
Da Comunicação Social da UNIPAMPA

Bagé - O Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), que será realizado pela UNIPAMPA entre os dias 26 e 28 de novembro, chega a sua quarta edição com novidades. Neste ano o Campus Bagé da Universidade recebe pela primeira vez as atividades que abrangem três dias de programação com Mostra Científica, painéis temáticos, oficinas, atividades culturais, premiação de trabalhos e a Mostra de Cursos da UNIPAMPA, que aproxima alunos da educação básica ao universo da Instituição.



Segundo dados da Comissão Organizadora do SIEPE, até o momento são 2665 inscritos e a expectativa de participantes, entre comunidade local, discentes e docentes não inscritos, é de mais de 3 mil pessoas. Neste ano, o Salão procura discutir questões ambientais que são temas de interesse público e que estão em evidência na sociedade, a partir da temática Compartilhe Saberes, Vivencie Experiências e Almeje Sustentabilidade.

O IV SIEPE procura envolver não só a comunidade acadêmica da UNIPAMPA e de outras universidades como também a comunidade local, que recebe o evento e costuma conviver diariamente com atividades de cursos e projetos de extensão desenvolvidos. Neste ano, a Mostra de Cursos, que já aconteceu durante o SIEPE em 2011, permitirá que alunos da Educação Básica de Bagé se aproximem do dia-a-dia da sala de aula e do mercado de trabalho a partir de exposições orais, de equipamentos e de materiais de estudo. Segundo o coordenador da Comissão de Mostra de Cursos, professor Paulo Fernando Filho, a Mostra será realizada por alunos e professores de 21 cursos de graduação e três cursos de pós-graduação.

Já a Mostra Científica, que tradicionalmente expõe pesquisas desenvolvidas pela comunidade acadêmica nos eixos de ensino, pesquisa e extensão, apresentará 1587 trabalhos. São 113 a mais do que na terceira edição do SIEPE. As modalidades de apresentação contemplam vídeo-relato, pôsteres e exposição oral e acontecem nos três dias de evento, em horários alternados. Além de apresentações de acadêmicos da UNIPAMPA, 218 trabalhos são de participantes de outras Instituições de Ensino Superior.

Durante manhã e tarde de terça-feira (27) e quarta-feira (28) serão desenvolvidas 62 oficinas que abordam atividades práticas e reflexivas em todas as áreas do conhecimento. Executadas por docentes, discentes e técnicos-administrativos, a programação apresenta particularidades e contextos vividos pelos cursos de graduação e pós-graduação; pesquisas desenvolvidas nos campi; ações de auxílio ao desenvolvimento acadêmico; questões ligadas a diversidade cultural, minorias sociais e raciais; discussões de gênero e sexualidade; sustentabilidade e meio ambiente; texto; audiovisual; saúde e sociedade. A lista de oficinas e descrição completa pode ser conferida no site do evento.

O Centro de Interpretação do Pampa (CIP), que será instalado em Jaguarão RS, em um imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), estará com um estande para divulgação do projeto durante os três dias de Salão. Segundo o historiador da UNIPAMPA ligado ao Gabinete da Reitoria, Alexandre Villas Bôas, a logo oficial do CIP e a maquete eletrônica do projeto de restauração do prédio serão apresentadas. Atualmente o projeto encontra-se na fase de consolidação das ruínas da antiga enfermaria militar do Exército Brasileiro e construção de prédio de apoio.

Várias atividades culturais também serão desenvolvidas ao longo da programação. Conforme a coordenadora da Comissão de Cultura, Alice Maria Alves, do Núcleo de Desenvolvimento Educacional do Campus Bagé, durante o evento acontecerão intervenções “com artistas plásticos, músicos, dança e o próprio curso de música da UNIPAMPA irá se apresentar no encerramento do SIEPE, às 15h30, no auditório externo”.

A Abertura Oficial do IV SIEPE acontece na próxima segunda-feira, 26 de outubro, às 13h30. A primeira atividade programa será a Conferência Inaugural, a partir das 14h30. Com o tema Universidade, produção de conhecimento e formação profissional, o conferencista Luis E. Behares, da Universidad de la República do Uruguai, trará a crise pela qual as universidades têm passado nas últimas décadas, em relação ao relacionamento com a sociedade e sua própria identidade, qualidade de seus produtos e ao ternário pesquisa-ensino-extensão, e se propõe a trazer as novas tendências da reestruturação no âmbito pedagógico, científico e tecnológico.

A programação do IV SIEPE pode ser conferida no site do evento: eventos.unipampa.edu.br/siepe, que trará a coberta multimídia completa realizada pela Assessoria de Comunicação Social da UNIPAMPA.


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.