Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São João é no Peruzzo! Vem fazer a festa nas ofertas!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

São João é no Peruzzo! Vem fazer a festa nas ofertas!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

01 novembro 2012

Em visita ao Rio Grande, Caravana Cultural Açoriana chega à região no domingo

Açorianos em recepção no CTG Os Chimangos, em Porto Alegre (foto Gilberto Carvalho)

Marcelo Ribeiro

Nesta semana, uma visita inédita trará a cultura açoriana para o Rio Grande e também estará presente na região. Comemorando os 260 anos da chegada dos casais açorianos à Porto Alegre, a Caravana Cultural Açoriana - formada pelo presidente da Assembleia Legislativa, presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, diretoria da RTP Rádio e Televisão dos Açores e a Sociedade Filarmonica Unânime Praiense - estará visitando muncípios da região, como Uruguaiana e Alegrete. A comitiva, com 65 pessoas, estará passando por São Gabriel no dia 5, ao meio-dia, e é a visita oficial dos Governos Açoriano e Português.



Segundo Gilberto Carvalho, coordenador da visita, a Caravana estará em Uruguaiana no dia 3 e em Alegrete, no dia 4, fazendo o lançamento dos livros "O Mundo Que Eu Vi", de Genuino Madruga, "Seleção de Poemas", de Sedonio Bittencourt e Fotobiografia de Manuel d'Arriaga, de Joana Freitas, além de apresentação do artesanato das ilhas e exibição de filmes. A apresentação principal acontecerá no dia 9, mas diversas cidades receberão a Caravana Cultural Açoriana.

Fazem parte ainda, os escritores Genuino Madruga e Joana Freitas. "Genuíno mesmo, foi o único navegador a percorrer sozinho o mundo de barco", frisa Gilberto. A Sociedade Filarmonica Unânime Praiense foi fundada em 10 de outubro de 1881, sendo uma das mais antigas em atividade no mundo. Gilberto lembra que há traços açorianos em São Gabriel, por meio dos construtores do Sobrado da Praça, feita pelo português Francisco Jose de Carvalho e espeosa Maria Agda

A caravana já chegou em Porto Alegre, e está no Uruguai visitando os Núcleos Açorianos radicados em San Carlos, Maldonado e Colonia do Sacramento. Seguirá o roteiro em Rio Pardo, Santo Antônio da Patrulha, Gravataí e Guaíba, antes do encerramento na Assembleia Legislativa do RS.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.