Após uma subida de 2h30min em um balão inflado com gás hélio, o atleta austríaco Felix Baumgartner chegou aos 38 mil metros para o que foi o maior salto em altura de paraquedas. O salto partiu de uma base em Roswell, no estado americano do Novo México e foi assistido por mais de 2 milhões de pessoas no Youtube, que transmitiu ao vivo.
A altitude equivale a três vezes a de um avião comercial. A cápsula foi despressurizada para o salto, quando chegou na altura desejada. O austríaco se lançou em queda livre durante quatro minutos. No começo, ele girou sem controle, gerando apreensão, até estabilizar o corpo. Sem resistência por conta do ar rarefeito, Felix poderia alcançar velocidades inimagináveis no céu.
As velocidades chegaram em torno de 1173 km/h, onde ele quase quebrou a barreira do som. Com 42 anos, Felix queria quebrar quatro recordes: voo tripulado de balão mais alto da história, a queda livre de maior altitude, e as maiores velocidade e duração registradas numa queda livre. Conseguiu todos, com exceção do de mais tempo em queda livre — faltaram 16 segundos. Mas a história está escrita desta forma.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com













0 comentários via Blogger