CHAA - Da prevenção ao tratamento, um centro de referência em Oncologia

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

Natal Feliz Peruzzo - Celebre a magia de estar junto

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

CHAA - Da prevenção ao tratamento, um centro de referência em Oncologia

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Natal Feliz Peruzzo - Celebre a magia de estar junto

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

03 outubro 2012

Eleições 2012: Debate da Rádio São Gabriel é marcado pelo alto nível e apresentação de propostas

Debate teve a participação de Inocêncio e Rossano, que apresentaram suas propostas na Rádio SG
Em um debate pontuado pelo alto nível e apresentação de propostas entre os candidatos, a Rádio São Gabriel realizou o último encontro entre os postulantes à Prefeitura Municipal na noite de terça (2). Mediado pelo radialista e ex-gerente da emissora, Luiz Alberto Vargas, os candidatos Inocêncio Gonçalves (PP-PMDB) e Rossano Gonçalves (PDT-PTB-PSDB-PRB-PSC-PSD-PSDC) travaram o bom embate dentro da democracia.



O evento, transmitido para a toda região pela Rádio, não teve a presença do candidato da coligação "Renova São Gabriel", Roque Montagner (PT-PPS), que alegou compromissos anteriormente agendados, em comunicado. Ambos os candidatos lamentaram a ausência do candidato do PT, onde salientaram que a comunidade perdeu a oportunidade de conferir suas propostas.

O primeiro bloco teve os temas Saúde e Desenvovimento, sorteados pela comissão julgadora. Perguntado por Inocêncio sobre as tratativas para a Santa Casa, Rossano afirmou que continuará a investir na Santa Casa, que atualmente recebe R$ 2,8 milhões por ano e que vai cobrar da Provedoria que preste um serviço de qualidade na comunidade. "Esta questão está sendo distorcida pelo ex-provedor, por conta do processo eleitoral. Vamos assumir o compromisso de cobrar da Santa Casa, e se não der certo, intervir na instituição para melhorar e dar a saúde curativa que a comunidade merece", enfatizou.

No desenvolvimento, Rossano perguntou a Inocêncio sobre ações para qualificação profissional, aproveitando também o potencial agropastoril de São Gabriel. O candidato do PP destacou que irá buscar parcerias com o Estado e a União para implantar a qualificação profissional no município, assim como convênios com empresas para estas ações. Na réplica, Rossano acrescentou que buscará novos cursos como foi com o Projovem e parcerias com as instituições de ensino superior, assim como a reestruturação da Fundação Educacional São Gabriel (FESG).

Do terceiro bloco em diante, os temas livres predominaram. Em Educação, ambos os candidatos apresentaram propostas. Questionado por Rossano, Inocêncio afirmou que ampliará o horário das creches e incentivará os professores com melhoria da remuneração para a categoria do Magistério. Rossano respondeu que está com três creches para serem construídas - Pomares, Santa Isabel e Cidade Nova - além de reforçar que foi ampliado o número de vagas para 800 nas creches, e que criará mais 500 vagas.

Inocêncio destacou ainda que não vai interromper projeto algum, caso seja eleito. Na questão saúde, Rossano, lembrando a situação que foi encontrada esta área em 1997, com poucas centrais e veículos, irá investir na construção de mais três Unidades Básicas e criará a Fundação Municipal de Saúde, para contratar mais médicos, bem como delegar o vice Ricardo Coirolo para cuidar da questão. "Custeamos questões como os medicamentos, que seriam responsabilidade do Estado e da União, mas que é assumido pelo Município, pela falta de responsabilidade destas esferas. Vamos humanizar o atendimento em saúde e implantaremos a modernização das Unidades Básicas", frisou.

No quarto bloco, Inocêncio perguntou à Rossano, a respeito do funcionalismo público, sobre o parcelamento do IPRESG, questiona sobre o mesmo. Rossano lembra que quando assumiu a Prefeitura, regularizou o IPE, vale-alimentação, reajustou os vencimentos e criou o IPRESG, além das conquistas do funcionalismo, como o pagamento em dia. Sobre o atraso do IPRESG, foi por conta da dívida paga no começo do governo, e que será corrigido e superado. Deixará tudo pago até o final do ano. Ele destacou ainda que o Instituto está sendo bem dirigido, e que as dívidas não interferem. Salienta que os repasses diminuem muito entre junho e agosto, além dos pagamentos de precatórios pendentes, em R$ 2 milhões, de outras administrações. Estas foram as dificuldades enfrentadas. Mesmo assim, nunca atrasou salário e repôs o salário dentro das possibilidades.

Em um tema sobre o saneamento, ambos aproveitaram para questionar a ausência do candidato Roque. Inocêncio foi mais direto. Ele salientou que o candidato Roque, por não ter tempo de atender o debate, questiona se ele terá tempo de atender a comunidade gabrielense. "De onde ele tiraria dinheiro para tocar à estrutura da Prefeitura, se renunciasse à receitas de IPTU? A lei não permite abdicar de receitas, como é prometido pelo candidato do PT. Como governar com redução de receitas sem apresentar alternativas para obter recursos? Isso é politicagem para ganhar votos", alfinetou. Na questão da concessão de saneamento, salientou que irá analisar o contrato, mas que não será irresponsável de trazer a empresa de volta. Contrato não se rasga, é inconsequência e politicagem. Ele quer, se não houver regras a ser cumpridas pela empresa, que fará uma nova licitação, fazendo tudo dentro da legalidade. "Dizer que vai romper e trazer a Corsan de volta, simplesmente por prometer, é loucura, atropelar todas as leis por politicagem", frisou.

Em habitação, Rossano respondeu que sanará o déficit habitacional, com a construção dos 300 apartamentos do programa "Minha Casa, Minha Vida" e a busca de mais 300 unidades, além da construção de 500 casas populares. "Apesar de entraves e 'forças ocultas', conseguimos conquistar este importante recurso para São Gabriel", informou. Inocêncio respondeu que irá buscar parceria no Ministério das Cidades, que é do PP, para projetos habitacionais para São Gabriel. Rossano destacou que de sua parte, nunca teve ódio e rancor. Ele destaca que a cidade está 85% pavimentada, e que fez a canalização que deveria ser feita pela Corsan. E que irá cobrar da empresa que está atualmente no saneamento. "Sabemos onde buscar recursos e vamos buscar muito, mais de 100 milhões", frisou.

Ao final, os candidatos fizeram a saudação final aos eleitores e sua mensagem pedindo votos para a eleição de domingo. Durante o debate, várias interrupções de energia elétrica ocorreram na transmissão, por isso que não conseguimos gravar decentemente. Mas transcrevemos fielmente o que foi dito no debate, que tirou muitas dúvidas de eleitores indecisos.

Por determinação da Legislação Eleitoral, não serão aceitos comentários nesta postagem.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook