João Pedro Lemos
Colunista do blog
Custo de Vida mais caro
Tenho notado que a cada dia a vida está ficando mais cara e difícil e aos poucos o papo de que o país está as mil maravilhas vai se desmistificando. Greve nas universidades federais, briga pelo piso nacional do Magistério no Estado mostram alguns sinais de que a vida econômica do Brasil realmente não anda lá essas coisas.
Não estou aqui fazendo críticas a ninguém, mas acontece que esse país virou só propagandas e o que se vê são muitos reclames da população dizendo, “bá! Realmente esse mês não vai dar para vencer todas as contas”, o que retrata a verdadeira realidade do país.
Depois que o Brasil se manteve superando a crise mundial, acabou ficando financeiramente apertado, as conseqüências começam agora. Enquanto os outros se desapertam, nós com o orçamento minimizado para investimentos e altos custos com o Congresso, Senado e a Máquina dos Governos começamos a cair na realidade, às conseqüências estouram direto na população e claro naquela com a menor renda.
É hora de acordar...
Estiagem é problema antecipado
Poxa! A previsão de que choveria muito nos meses de agosto e setembro está se desfazendo. Agosto se foi e a chuva também, vamos aguardar o setembro, caso não chova a situação vai ficar critica e pior. Sabem porque o problema? Falta de Planejamento e investimentos nas culturas que dependem de água. Tenho dito e repito, com a tecnologia atual em irrigação, é um atraso depender da chuva para produzir. Mas para efetivar a irrigação é preciso água e não houve planejamento, mesmo com o grande avanço da construção das Barragens Vac.
Hoje temos conhecimento da existência do Aqüífero Guarany, mas me pergunto, a partir de quando vamos começar a explorá-lo? Está começando a chegar a hora de pensarmos no povo como dependente essencial de água e o Aqüífero Guarany é salvação. Os Governos do Estado e Federal tem pensado nisso? Claro que não! Infelizmente se a construção das barragens ficaram paradas meses e meses. O que se pode esperar caso uma catástrofe de falta de água venha a acontecer? Sinceramente não sei. É hora de pensarmos sério nisso.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com