É oficial: a presidente da Comissão Provisória do PSB e até então candidata à vice-prefeita pela coligação "Acorda São Gabriel" (PSB-PR-DEM), Sandra Weber, obteve na Justiça nesta tarde o direito de ser a candidata da coligação e assumir a vaga de Balbo Teixeira. A decisão foi expedida pelo Juiz Eleitoral, Alexandre Fonseca, neste 7 de setembro. E com isso, Balbo também está cassado e fora da disputa política em definitivo.
A Justiça ainda estipulou 24 horas para que sejam retiradas propagandas que associem Balbo a Roque, como os adesivos que existem, "Sou Balbo e voto Roque 13", por exemplo. Em certo ponto, Fonseca considera ilegítima a conduta de Balbo, se referindo ao fato como uma traição aos companheiros. Ele diz ainda que Balbo se aproveitou do registro de sua candidatura (cassada pelo TRE, mas sujeito a recurso) para intervir no resultado da eleição e impedir sua própria companheira, candidata a vice, de concorrer no pleito, "ato que obviamente teve a concordância do candidato Roque".
Para o juiz, "é nítida a má fé do candidato Balbo Teixeira e evidente a vantagem indevida do candidato Roque", que até então vinha usufruindo de mídia paga pelo adversário, violando a legislação que regula a propaganda. A Coligação Renova São Gabriel (PT e PPS) tem um prazo de 24 horas para retirar adesivos, faixas, bótons, bandeiras, mídia impressa e eletrônica (redes sociais e internet) e propagandas eleitoras que indiquem o apoio de Balbo Teixeira, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil.
No mesmo documento, o juiz eleitoral declara cassada a candidatura de Baltazar Balbo Teixeira, garantindo a Coligação Acorda São Gabriel o direito de registrar no Cartório Eleitoral de São Gabriel um novo nome em substituição ao do ex-candidato. A médica Sandra Weber é oficialmente o nome da coligação. Ao lado dela deverá estar o ex-vereador Carloci Derzete.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com