Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

18 setembro 2012

Ciclone extratropical pode atingir o RS nesta quarta

Ciclone pode atingir Região Sul nesta quarta (área em amarelo) (foto divulgação Metsul)
A meteorologia indica que um ciclone extratropical pode atingir nesta quarta (19), o Uruguai e parte do Rio Grande do Sul. Não é um fenômeno raro, mas há alguns meses, ele se concentrava em locais mais próximos da Antártica. O que pode ocorrer?



Segundo a Metsul Meteorologia, o cenário pode ser perigoso. A análise das projeções dos modelos pela MetSul sugere que o vento ganha muita força no decorrer desta quarta-feira, soprando ainda forte na quinta, mas enfraquecendo depois ao longo do dia. As áreas mais atingidas pela ventania associada ao ciclone devem ser o Uruguai, a foz do Prata e as Metades Sul e Leste do Rio Grande do Sul. Modelos chegam a indicar vento de até 75 nós (139 km/h) no mar, junto ao Chuí, entre amanhã e quinta (mapa abaixo com a projeção do vento em rajadas - em nós - do modelo Europeu).

Na área de Porto Alegre o vento pode soprar com rajadas de 70 a 90 km/h, superiores em alguns pontos, em especial nos pontos altos da cidade e próximos do Guaíba. Devem exceder os 100 km/h sobre a Lagoa dos Patos. Na região de Pelotas pode ficar entre 80 e 100 km/h com rajadas superiores. Em Rio Grande, o vento pode atingir de 90 a 110 km/h com força até de 120 km/h ou mais em alguns pontos da região.

No Litoral Sul, especialmente entre Hermenegildo e o  Chuí, a ventania deve atingir 100 km/h com rajadas localizadas de 110 a 130 km/h, talvez até 140 km/h na beira da praia. Sorte é que o Litoral Sul gaúcho é bem menos densamente povoado que o Norte, onde o vento também deve ser forte com 80 a 100 km/h em alguns pontos, mas com rajadas ocasionalmente superiores nas praias mais ao Sul do Litoral Norte (eixo Tramandaí – Quintão).

A Metsul relata ainda que este vento pode ter alto potencial de danos e transtornos, principalmente no Litoral e Região Sul, onde pode causar queda de postes, destelhamentos e queda de energia, além de bloqueios de vias. A navegação na Costa Gaúcha está sendo desaconselhada. Os efeitos já serão vistos na quinta, com a queda brusca das temperaturas no RS e chuvas localizadas, vento e raios.


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.