Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

10 agosto 2012

São Gabriel passa a ter projetos "Mais Educação" e "Fábrica de Gaiteiros"

Gaiteiros ensaiam com Renato Borghetti antes de lançamento do projeto, entre eles, o gabrielense Mauro Silva
A Prefeitura de São Gabriel realizou o lançamento do programa “Mais Educação” e a oficialização de mais uma parceria, implantando o projeto “Fábrica de Gaiteiros”, este em parceria com a Celulose Riograndense e o Instituto Borghetti de Cultura e Música. A solenidade aconteceu no Complexo Esportivo da Escola Ginásio São Gabriel, na manhã desta sexta-feira (10), com a presença de um grande contingente de alunos da rede municipal de ensino.



Mais Educação
O projeto “Mais Educação” visa à aplicação de programas que vão além do processo de ensinar nas Escolas, com ações culturais e artísticas, despertando os talentos dos alunos. Seis escolas apresentaram estas atividades – Escolas Municipais Brandina Mello, Marechal Deodoro, Tarso Dutra, Ferraz Neto, Presidente Kennedy e Menino Jesus – CAIC – mostrando dança, interpretação e música.

"Mais Educação" teve apresentações de escolas participantes
O projeto será expandido para as demais escolas. “Desta forma, estamos tentando construir uma educação que é mais do que o ensino, mas uma aprendizagem para a vida”, frisou a Secretária Ana Paula Scipioni Capiotti.

Fábrica de Gaiteiros
A seguir, aconteceu o lançamento do projeto “Fábrica de Gaiteiros”, ação desenvolvida pela Celulose Riograndense e Instituto Borghetti. Este, que é aplicado na rede de ensino de Guaíba, Barra do Ribeiro e Porto Alegre, consiste no ensino da confecção de instrumentos (gaitas de oito baixos) e a formação de jovens músicos, gratuitamente.

As primeiras gaitas foram entregues às Secretarias de Educação e Turismo

Mauro Silva, que será um dos instrutores, é observado por Borghettinho
A solenidade teve a presença do músico e um dos idealizadores do projeto, o gaiteiro Renato Borghetti (Borghettinho), que veio do Canadá especialmente para a ocasião, além de Francisco Bueno e Daniel Andriotti, pela Celulose Riograndense e os Secretários Ana Paula Capiotti (Educação) e Nairo Gonçalves (Turismo), representando o Prefeito Municipal. As primeiras gaitas foram entregues aos Secretários, fabricadas com eucalipto.

O objetivo do projeto é manter viva a cultura local e proporcionar a inclusão social, estimulando crianças e jovens a se interessarem pelo tocar do instrumento. Em breve, serão abertas as inscrições para os alunos interessados. A atividade estará sediada no Conservatório Musical Iza Meyer, tendo como instrutores os gaiteiros Eduardo e Mauro Silva.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.