Como é tradicional na Expointer, a Terra dos Marechais marcou mais uma vez presença no maior evento agropecuário do país. Diversas atividades envolvendo os produtores locais e a produção gabrielense se fizeram presentes no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. Lançamento da 78ª Expofeira e a "prata da casa" se destacando foram algumas das boas notícias de São Gabriel na Expointer, que se encerra neste final de semana.
78ª Expofeira é lançada na Expointer
Prevista para o mês de outubro, a 78ª Exposição-Feira Agropecuária de São Gabriel já teve sua programação lançada perante autoridades e lideranças do agronegócio de todo o Brasil, em concorrida solenidade no Auditório da Farsul no Parque Assis Brasil, em Esteio. O evento aconteceu nesta quarta-feira, durante a festividade de lançamento das exposições rurais do Interior gaúcho.
O presidente do Sindicato Rural de São Gabriel e vice-presidente da Farsul, Tarso Teixeira, ressaltou a importância social de uma exposição rural que já se realiza há 78 anos ininterruptos, e fez prognósticos positivos de comercialização. “Mesmo com a situação dramática vivida pelo município em função da estiagem, temos a perspectiva de negócios que superem os excelentes números do ano passado”, assinalou. Em 2011, a 77ª Expofeira de São Gabriel negocio um volume total de R$ 1,6 milhão, com uma das melhores médias de comercialização da Região da Campanha Central.
Além de apresentações culturais e rodadas de negócios, a Expofeira terá neste ano o 1º Expofolclore, evento de tradição e cultura folclórica em parceria com o Centro de Tradições Gaúchas Tarumã. “Teremos shows populares e outras atrações, com o propósito de integrar cada vez mais a população gabrielense na sua exposição-feira , como ponto alto da economia do município e região”, assinalou Tarso Teixeira.
Produção Rural de São Gabriel marca presença
Na maior feira agropecuária da América Latina, o município que detém o 6º maior PIB Rural do Brasil também marca presença. Produtores e produtoras rurais de São Gabriel estão expondo exemplares de diversas raças bovinas, eqüinas e ovinas, além de atuar diretamente em setores estratégicos de liderança da cadeia produtiva gaúcha.
Um destes exemplos é a Cooperativa Apícola do Pampa Gaúcho (Cooapampa), que estréia com estande próprio na Expointer, apresentando a qualidade do mel gabrielense, que atende os critérios de alguns dos mercados consumidores mais exigentes do planeta. “A Cooapampa é hoje uma realidade no agronegócio gaúcho e brasileiro, e sua expansão será um dos grandes fatores de desenvolvimento para toda a Metade Sul do Estado”, salienta o presidente Aldo Machado.
Outro segmento onde São Gabriel exerce liderança institucional é o setor de ovinos, através da articulação da Associação Brasileira de Criadores de Corriedale, liderada pelo ovinocultor gabrielense Carlos Cléber Dias Leal. Com programação própria na Expointer, a ABCC vive ainda os momentos positivos do Congresso Mundial da raça Corriedale, realizado em São Gabriel no mês de abril.
Além destas posições de relevância institucional, São Gabriel também marca presença através de expositores como José Carlos Assis Brasil Senna, José Moacir Teixeira, Celso Ávila Jalotto Júnior e Cleto Antoniazzi, entre outros. Santa Margarida do Sul também se faz representar por cabanheiros como Carlos Alberto Teixeira e Carlos Benedito Franco.
Para o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira, a presença expressiva de cabanhas e propriedades rurais gabrielenses é prova do desenvolvimento alcançado pelo agronegócio da região. “São Gabriel é hoje a 63ª maior economia rural do Brasil, e isso não é pouco se lembrarmos que o país tem mais de 5 mil municípios. A presença expressiva de gabrielenses na Expointer, não apenas visitando, mas investindo, é uma demonstração disso”, afirmou.
Artista gabrielense expõe mostra
Uma mostra de fotografia artística organizada por uma gabrielense foi a atração principal da Varanda da Farsul durante a 35ª Expointer nesta quarta-feira, 29 de agosto. Trata-se da 1ª Exposição Fotográfica do Projeto “Olhar de Criança e Pampa”, da gabrielense Letícia Boll Vargas.
A artista ressalta que o projeto reconstrói a paisagem do pampa a partir do olhar fotográfico de crianças de 7 a 14 anos. Uma iniciativa social sem fins lucrativos, o projeto busca recriar o olhar infantil sobre a paisagem, que naturalmente transporta o mundo adulto para um lugar melhor. O projeto teve o apoio do Instituto São Gabriel (Lar das Meninas) e de mães que permitiram a seus filhos participar do projeto, além do Lions Clube, Sindicato Rural de São Gabriel.
“Além disso, ao reeducar o olhar, aprendemos a ver nossa comunidade e nossos costumes, não só como meros expectadores, ou receptores de informações, mas sim como indivíduo crítico e participante”, ressalta a artista. “Fotografia é sensibilidade, e o fotografo apenas, é responsável por recriar o mundo onde vive por uma realidade muito mais bela", complementa.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com