Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

27 agosto 2012

Aprendendo a investir

Josias Borges
Colunista do blog

Alternativas à poupança
Nossa boa e velha poupança tem desempenhado um papel importantíssimo ao longo do tempo, entretanto o cenário atual apresenta diversas possibilidades que podem trazer ao investidor retorno bem superior ao da poupança, sem precisar correr riscos mais elevados. No Brasil está acontecendo um interessante movimento de crescimento dos investimentos dos brasileiros. A todo mês a poupança bate recorde de capitação, em julho mesmo, foram capitados pela poupança 5 bi a mais do que o resgatado. Faço uma pergunta: este saldo positivo seria porque a poupança se tornou mais interessante do que era antes? Não, é claro que não. Ainda este ano o governo alterou o cálculo de rentabilidade da poupança, fazendo com que seu rendimento seja atrelado a taxa selic, ou seja, pode ser menor do que era antes, nunca maior. A pergunta que fica é a seguinte: faz sentido o brasileiro ampliar seus investimentos em uma alternativa pouco rentável? Simplesmente não!



O que salta aos olhos é que estamos prestes a iniciar um grande movimento no país, que alguns especialistas já ousam chamar de “boom dos investimentos”. A medida que o brasileiro descobre que investir não é simplesmente deixar o dinheiro na poupança, outras modalidades tendem a receber mais atenção do público. Entre elas fundos de renda fixa, títulos públicos, debêntures LCIs e até mesmo CDBs. É uma questão de tempo presenciarmos, no Brasil, o que já ocorreu nos Estados Unidos e outros países desenvolvidos, em que os investidores mudam sua forma de investir, fazendo com que a maior parte dos recursos de investimentos sejam alocados através de corretoras especializadas em investimentos, e não através do sistema bancário diretamente.

No longo prazo a tendência a taxa de juros assim como da própria rentabilidade da poupança é ser reduzida, e isso irá motivar os brasileiros a cada vez mais entender de finanças e investimentos se quiser fazer com que os recursos tenham rendimentos mais satisfatórios. Pensar em alternativas à poupança é dever de qualquer pessoa que possui planejamento de longo prazo bem como de quem busca no mercado financeiro ferramentas para auxiliar na consolidação da vida financeira.

Já está disponível para todo mundo através da web, uma ferramenta espetacular que pode auxiliar você a comparar investimentos, bem como verificar se o investimento que você possui tem um bom desempenho. Este comparador pode ser acessado no site www.infomoney.com.br.

O hábito de investir
Já disse Aristóteles: “somos o que repetidamente fazemos. A excelência portanto não é um feito, é um hábito”. Pergunto: quem obtém melhor resultado naquilo que faz, é aquele que desempenha seu ofício com paixão, determinação e alegria, ou aquele que só trabalha por dever ou outros motivos que não o entusiasmam? Acredito que você tenha respondido que desempenha melhor uma tarefa aquele que a faz o que tem que fazer de coração. O hábito de realizar tarefas com excelência, irá levar qualquer pessoa a atingir o sucesso naquilo que faz, ou seja, a realização pessoal. No mundo dos investimentos é preciso ter muita determinação em executar todas as tarefas com excelência.

O investidor que realiza suas tarefas com um alto padrão de excelência é mais seguro, mais convicto e mais tranquilo. Quem conhece o mercado financeiro sabe que não se deve esperar resultados milagrosos do dia para a noite. Sabe que a grande mágica que acontece é na verdade em decorrência do tempo de dos juros compostos. Quem investe com excelência não corre riscos desnecessários. Não sofre com as oscilações do mercado, nem espera ganhar “de mão beijada” tudo que não conseguiu ter através do próprio trabalho. O mundo da excelência nos investimentos não é dos nervosos, nem dos gananciosos, tampouco dos avarentos. O mundo da excelência nos investimentos é de quem persevera, quem tem disciplina, paciência, estuda, calcula todos seus riscos, não se compromete com mais do que pode cumprir e sabe identificar uma boa oportunidade quando a vê.

Caro leitor, INVESTIMENTO não deve ser encarado como algo milagroso que irá resolver todos seus problemas financeiros de um dia para o outro. INVESTIMENTO, deve sim ser um hábito, algo que se faz com regularidade, paciência e disciplina e que, como consequência disso poderá transformar qualquer um em uma pessoa abastada, ou seja, que não depende mais de seu próprio trabalho para manter seu padrão de vida, pois ao longo do tempo acumulou tantos ativos que poderá fazer com seu tempo o que bem entender, até mesmo trabalhar, sem comprometer seu padrão de vida. Invista com regularidade, faça disso um hábito e execute este planejamento com excelência. Assim, toda probabilidade estará a seu favor. Uma ótima semana a todos e BOAS ESCOLHAS.


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.