Projeto foi entregue ao Secretário Forgiarini pelo presidente do Simers, Paulo Argollo |
Na noite desta quarta-feira, o médico e secretário de Saúde de São Gabriel, Paulo Fernando Forgianini, recebeu das mãos do presidente do SIMERS, Paulo de Argollo Mendes, os projetos de lei da entidade com o objetivo de atrair os médicos para o trabalho nas cidades do interior. O encontro ocorreu durante janta no Hotel São Luiz, e na oportunidade o gestor da pasta comprometeu-se a avaliar cuidadosamente as iniciativas, manifestando interesse em colocá-las em prática. O delegado regional do Sindical, Arlindo Roso de Vargas, esteve presente.
Dirigentes do SIMERS visitaram a Santa Casa, no início do roteiro em SG |
Este foi o oitavo município a ser visitado com este propósito nos últimos meses (juntamente com Gravataí, Frederico Westphalen, Santa Rosa, Cruz Alta, Rosário do Sul, Alegrete e Lajeado). O SIMERS propõe a prefeitos e secretários a instituição de lei que institui o plano de cargos e salários para os médicos municipários, com a possibilidade do regime especial de contrato por metas, o que pode equacionar a falta de especialistas. Argollo também solicita apoio à idéia de criação da carreira de Estado para médicos (por meio de emenda à Constituição Estadual), com progressão e salários semelhantes ao de juízes e promotores.
À noite, Argollo se reuniu com os médicos gabrielenses no Hotel São Luiz |
O Secretário salientou que estará encaminhando o projeto ao Prefeito, para estudos, similar ao Plano de Carreira dos Professores. "O Sindicato está buscando o apoio dos Prefeitos para que os municípios implantem este plano de carreira, visto que a demanda é suprida por eles, ao invés do Estado, que deveria cumprir com esta responsabilidade", afirmou.
O presidente do SIMERS aproveitou a passagem por São Gabriel para conhecer a Santa Casa, e viu com bons olhos a estrutura local. “O hospital passa por reformas em alguns setores, mas é diferenciado em comparação a outros que conheci”, relata. “Tem corredores largos, é bem iluminado, e conta com boas enfermarias para os pacientes do SUS. Do ponto econômico está forte, e é de se esperar que remunere bem os médicos”, disse.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com