O impasse na Urcamp continua, a caminho de estourar uma provável "bomba" no Campus local. Em reunião realizada na terça (17), os professores Eleonel Cunha Moura e Paulo Bayard Torrescasana decidiram pela extinção da Comissão Administrativa do Campus São Gabriel, sem definir quem será o Pró-Reitor da instituição.
Segundo as últimas informações da comunidade do movimento "Urcamp - Democracia já" no Facebook, a situação é grave. A Reitora Lia Quintana teria se comprometido a indicar um nome de acordo com o pedido dos alunos, o que acabou não se confirmando.
"Mais uma vez, a Reitora Lia Quintana está quebrando tudo aquilo que ficou acordado verbalmente (e gravado) no encontro com os alunos em São Gabriel, principalmente de que daríamos os primeiros passos rumo à democracia na instituição", afirmou o acadêmico Tiago Battaglin, que tem informado à comunidade a difícil situação da Urcamp. Os acadêmicos não aceitarão o nome que for indicado pela Reitoria, sendo que estes indicaram o professor Varley Perez.
O clima de intranquilidade na universidade seria grande, segundo informações. O temor é de que a crise do Campus Bagé se estenda até São Gabriel, que estava com os salários em dia até a interferência da administração central. A mesma situação se refletiu em São Borja. "O impressionante é a omissão da comunidade em relação a esta situação", relatou um aluno que não quis se identificar.
Vamos continuar acompanhando, já solicitamos uma manifestação da Reitoria a respeito, mas que não foi respondida.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com