Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Chegou o Mês da Black Peruzzo! Aproveite as ofertas!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Pesk Pague Tiaraju - sua opção de lazer em São Gabriel

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Chegou o Mês da Black Peruzzo! Aproveite as ofertas!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

03 julho 2012

Cientistas anunciam o que pode ser o "bóson de Higgs"

Bóson de Higgs: será que finalmente foi descoberto?

A ciência mundial teve um grande anúncio esta madrugada, quando cientistas do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), concederam uma coletiva de imprensa sobre o que pode ser a descoberta do chamado bóson de Higgs, ou chamada "partícula de Deus", que pode ser a origem de todo o universo. A partícula atômica é inédita, mas mais estudos deverão ser realizados para confirmação de que é o bóson de Higgs, o que 


A nova partícula tem características “consistentes” com o bóson de Higgs, mas os físicos ainda não afirmam com certeza que se trate da “partícula de Deus”. Para isso, eles vão conduzir novos experimentos para observar se a partícula se comporta com as características esperadas do bóson de Higgs.

Esta partícula foi buscada por meio de experiências no Grande Colisor de Hádrons (LHC), localizado em uma área gigantesca entre as fronteiras da França e Suíça. Segundo a revista Galileu, especula-se que os cientistas do Cern tenham alcançado um nível “5 sigma” de certeza para anunciar a descoberta – o que significa que eles estão 99.99995% certos de que o bóson de Higgs foi encontrado.

No anúncio, o CMS disse que observou um “novo bóson com a massa de 125,3 GeV” – com margem de erro de 0,6 GeV para mais ou para menos – “em 4,9 sigmas de significância”. Esses “sigmas” medem a probabilidade dos resultados obtidos. O valor de 4,9 sigmas representa uma chance menor que um em 1 milhão de que os resultados sejam mera coincidência. Por isso, os cientistas consideram esse número como uma confirmação da descoberta. Paralelamente, o grupo Atlas afirmou que “exclui a não-existência de uma partícula com a massa de 126,5 GeV, com a probabilidade de 5 sigmas”.

Mas por que tanto alarde? Basicamente, o bóson de Higgs pode ser a chave para a compreensão do universo, dando às partículas que compõem os átomos sua massa. Sem a massa, as partículas iriam acelerar pelo universo, sem conseguir ligar-se umas às outras formando os átomos e, por conseqüência, qualquer estrutura física que conhecemos.

O bóson foi predito pelo físico Peter Higgs em 1954, que trabalhou as ideias de Phillip Anderson. É uma partícula elementar que pode ter surgido do "Big Bang", que criou o universo. Em experiências com o LHC (chamado também de "gerador do fim do mundo"), cientistas teriam chegado a colisão de partículas na potência de 115 a 135 gigaeletronvolts, próximo do que seria o bóson. Resumindo, ele é o responsável por existir matéria no universo, mas que ainda não se sabe sua realidade.

Veja a seguir, um gráfico do site G1 sobre o que é o bóson de Higgs (clique para ampliar):


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.