Bóson de Higgs: será que finalmente foi descoberto? |
A ciência mundial teve um grande anúncio esta madrugada, quando cientistas do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), concederam uma coletiva de imprensa sobre o que pode ser a descoberta do chamado bóson de Higgs, ou chamada "partícula de Deus", que pode ser a origem de todo o universo. A partícula atômica é inédita, mas mais estudos deverão ser realizados para confirmação de que é o bóson de Higgs, o que
A nova partícula tem características “consistentes” com o bóson de Higgs, mas os físicos ainda não afirmam com certeza que se trate da “partícula de Deus”. Para isso, eles vão conduzir novos experimentos para observar se a partícula se comporta com as características esperadas do bóson de Higgs.
No anúncio, o CMS disse que observou um “novo bóson com a massa de 125,3 GeV” – com margem de erro de 0,6 GeV para mais ou para menos – “em 4,9 sigmas de significância”. Esses “sigmas” medem a probabilidade dos resultados obtidos. O valor de 4,9 sigmas representa uma chance menor que um em 1 milhão de que os resultados sejam mera coincidência. Por isso, os cientistas consideram esse número como uma confirmação da descoberta. Paralelamente, o grupo Atlas afirmou que “exclui a não-existência de uma partícula com a massa de 126,5 GeV, com a probabilidade de 5 sigmas”.
Mas por que tanto alarde? Basicamente, o bóson de Higgs pode ser a chave para a compreensão do universo, dando às partículas que compõem os átomos sua massa. Sem a massa, as partículas iriam acelerar pelo universo, sem conseguir ligar-se umas às outras formando os átomos e, por conseqüência, qualquer estrutura física que conhecemos.
O bóson foi predito pelo físico Peter Higgs em 1954, que trabalhou as ideias de Phillip Anderson. É uma partícula elementar que pode ter surgido do "Big Bang", que criou o universo. Em experiências com o LHC (chamado também de "gerador do fim do mundo"), cientistas teriam chegado a colisão de partículas na potência de 115 a 135 gigaeletronvolts, próximo do que seria o bóson. Resumindo, ele é o responsável por existir matéria no universo, mas que ainda não se sabe sua realidade.
Veja a seguir, um gráfico do site G1 sobre o que é o bóson de Higgs (clique para ampliar):
Veja a seguir, um gráfico do site G1 sobre o que é o bóson de Higgs (clique para ampliar):
E-mail: blogcadernosete@gmail.com