Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Chegou o Mês da Black Peruzzo! Aproveite as ofertas!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Pesk Pague Tiaraju - sua opção de lazer em São Gabriel

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Chegou o Mês da Black Peruzzo! Aproveite as ofertas!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

01 junho 2012

São Gabriel Saneamento urbaniza Estação de Tratamento de Água


Melhorias estão sendo feitas para urbanizar ETA, que estava em péssima situação

A São Gabriel Saneamento está fazendo a limpeza da área da Estação de Tratamento de Água (ETA), na Vila Maria. O local foi entregue à empresa em condições de abandono, com vegetação alta que colocava a saúde e segurança em risco. No local foram encontradas diversas cobras e outros pequenos animais.


O Engenheiro Químico responsável pelo tratamento da água, Luiz Antonio Bertazzo, explica que a limpeza do local é fundamental, pois é necessário fazer algumas mudanças afim de garantir a higiene, segurança e urbanização:

"Muitas árvores estavam próximas da rede elétrica e por isso não podiam continuar ali. Se os galhos atingissem os fios e a Estação ficasse sem energia, a cidade inteira ficaria sem abastecimento de água", informa.

No planejamento urbanístico está previsto o corte das árvores que estão em desencontro com o funcionamento da Estação.  Para isso, foi realizada uma avaliação pela Secretaria do Meio Ambiente e emitida a autorização de corte de algumas árvores, arbustos e vegetação rasteira.

Moradores das imediações da área de tratamento de água comemoram que a empresa tenha tomado essa iniciativa. Dione Bispo dos Santos, diarista, 38 anos, considera que o corte de algumas árvores já deveria ter sido realizado, pois comprometem até mesmo a segurança de quem transita ali perto: “A madeira de pinos é frágil, se os galhos atingissem alguém, criticariam a empresa por não ter realizado o corte previamente. Além disso, com menos sujeira, diminui o número de animais peçonhentos”, completa.

A diretora da Unipampa Campus São Gabriel, Drª em Engenharia Florestal, Nara Zamberlan dos Santos, acredita que não há problemas em cortar árvores quando existe uma situação conflituosa, desde que com licença ambiental: “Às vezes a árvore já está no final de seu ciclo, e muitas vezes podem conflitar tanto com suas raízes em encanamentos como em vias aéreas, com rede de luz. Se o corte foi autorizado é porque algum fundamento existe”, finaliza.


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.