Melhorias estão sendo feitas para urbanizar ETA, que estava em péssima situação |
A São Gabriel Saneamento está fazendo a limpeza da área da Estação de Tratamento de Água (ETA), na Vila Maria. O local foi entregue à empresa em condições de abandono, com vegetação alta que colocava a saúde e segurança em risco. No local foram encontradas diversas cobras e outros pequenos animais.
O Engenheiro Químico responsável pelo tratamento da água, Luiz Antonio Bertazzo, explica que a limpeza do local é fundamental, pois é necessário fazer algumas mudanças afim de garantir a higiene, segurança e urbanização:
"Muitas árvores estavam próximas da rede elétrica e por isso não podiam continuar ali. Se os galhos atingissem os fios e a Estação ficasse sem energia, a cidade inteira ficaria sem abastecimento de água", informa.
No planejamento urbanístico está previsto o corte das árvores que estão em desencontro com o funcionamento da Estação. Para isso, foi realizada uma avaliação pela Secretaria do Meio Ambiente e emitida a autorização de corte de algumas árvores, arbustos e vegetação rasteira.
Moradores das imediações da área de tratamento de água comemoram que a empresa tenha tomado essa iniciativa. Dione Bispo dos Santos, diarista, 38 anos, considera que o corte de algumas árvores já deveria ter sido realizado, pois comprometem até mesmo a segurança de quem transita ali perto: “A madeira de pinos é frágil, se os galhos atingissem alguém, criticariam a empresa por não ter realizado o corte previamente. Além disso, com menos sujeira, diminui o número de animais peçonhentos”, completa.
A diretora da Unipampa Campus São Gabriel, Drª em Engenharia Florestal, Nara Zamberlan dos Santos, acredita que não há problemas em cortar árvores quando existe uma situação conflituosa, desde que com licença ambiental: “Às vezes a árvore já está no final de seu ciclo, e muitas vezes podem conflitar tanto com suas raízes em encanamentos como em vias aéreas, com rede de luz. Se o corte foi autorizado é porque algum fundamento existe”, finaliza.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com