Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São João é no Peruzzo! Vem fazer a festa nas ofertas!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

São João é no Peruzzo! Vem fazer a festa nas ofertas!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

15 junho 2012

Papo Reto no Caderno7

João Pedro Lemos
Colunista do blog

Fósseis riquezas turísticas e científicas
É de muito tempo que venho fomentando a idéia de aproveitamento de nossos fósseis como atração turística, porque científica os são naturalmente. No começo tínhamos apenas o Mesossaurus, que aliás, hoje é tema de novas descobertas, possivelmente tenha gerado filhotes no ventre da mãe e não por ovos, teríamos um vivíparo há 280 milhões de anos. Essa tese ainda está em estudo, se confirmada será o primeiro vivíparo entre os vertebrados. O mundo paleontológico está voltado à questão. O estudo está sendo desenvolvido pelo paleontólogo do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB) Jorge Ferigolo. O assunto já foi publicado na Zero Hora.





Fósseis do Pampaphoneus Biccai em exposição no Museu

Encantado, o Nassur confere os fósseis e a história do mundo perante seus olhos
Vejam a importância da questão desses fósseis encontrados a céu aberto em São Gabriel. Lembro que o Geólogo Ronaldo Fontoura da URCAMP chegou a realizar uma exposição de fósseis de mesossaurus em parceria com meu programa de rádio e foi um sucesso.

Fósseis do Mesosaurus estão também em exposição
Mais tarde o Tiarajudens Eccentricus e o Pampaphoneus Biccai, este último o Matador dos Pampas que representa a primeira ocorrência desse grupo específico de anfíbios fora do leste europeu, enquanto o Tiarajudens que mesmo sendo herbívoro possuía dentes de sabre.

Brilhante iniciativa da UNIPAMPA 
A realização de uma exposição no Museu Nossa Senhora do Rosário do Bom Fim, a Igreja do Galo sem dúvidas ajuda a mostrar a importância do município nesse cenário. Chamar a atenção da própria comunidade para a questão que pode ser explorada turisticamente e comercialmente de uma maneira mais ampla a partir de estudos nessas áreas é muito importante. Cabe a criação de camisetas, bonés, estilos e até pratos da culinária com nomes, é preciso explorar mais os nomes, para popularizar a cidade com este aspecto, para que a questão paleontológica se torne mais importante e ganhe vida no cotidiano da cidade. Eu na minha modesta idéia sempre pensei por ai. Numa época cheguei a criar uma vinheta dizendo que São Gabriel era também Terra do Mesossaurus, hoje é muito mais, basta apenas explorá-la. Fui com o Nassur ao museu no sábado, 9 de junho pela manhã, fomos muito bem recebidos pela Professora Lurdinha e Rodrigo, muito bem preparados para lá estarem, parabéns.

São Gabriel nos extremos
A cidade realmente se destaca, no verão conseguiu ser a cidade mais quente e agora consegue ser a cidade mais fria. Na quarta para quinta a mínima chegou a 3 graus negativos, só falta dizer que a culpa é do Rossano.


1 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Um comentário:

  1. João Pedro, agradeço a citação e aproveito para colocar-me à disposição aqui em Santa Maria. Um abraço. Ronaldo Fontoura. rfontoura888@gmail.com

    ResponderExcluir

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.