Fósseis estão em exposição até o dia 30, no Museu Nossa Senhora do Rosário do Bom Fim |
Prefeitura e Instituto Cultural e Educacional Harmonia apoiam iniciativa da Universidade Federal do Pampa
De 5 a 30 de junho a comunidade gabrielense pode conferir uma exposição de fósseis no Museu Nossa Senhora do Rosário do Bom Fim. A iniciativa é dos alunos do curso de Biologia da Universidade Federal do Pampa, que desenvolvem pesquisas no laboratório de Paleobiologia da Instituição. A exposição recebe apoio integral da Prefeitura e do Instituto Cultural e Educacional Harmonia. Entre os fósseis expostos estão o Tiarajudens Eccentricus, (Tiarajudens) e o crânio do Pampaphoneus Biccai (Matador dos Pampas), encontrados em São Gabriel.
Fóssil do "Pampaphoneus Biccai", descoberto recentemente em São Gabriel |
O laboratório de Paleobiologia da UNIPAMPA e a exposição de fósseis são coordenados pelo Professor Dr. Sérgio Dias da Silva, pesquisador de nível internacional. Sua última atuação fora do país foi em Moscou na Rússia, onde realizou estudos de morfologia comparada na coleção de anfíbios fósseis do Paleontological of the Russian Academu of Sciences, instituição que abriga uma das maiores e mais completas coleções de vertebrados fósseis do mundo. O objetivo do estudo foi a constatação de uma possível relação de parentesco entre o “Matador do Pampa” com as formas de fósseis que habitaram o Leste Europeu, o que foi confirmado durante o estudo.
A exposição está aberta à visitação pública a partir de hoje, terça feira(05), das nove da manhã ao meio dia e das quatorze às dezoito horas. De acordo com a Presidente do Instituto Cultural e Educacional Harmonia, a visitação escolar deve ser agendada e acompanhada por no mínimo dois educadores: “Esclarecemos às escolas interessadas que as turmas para visitação devem ser formadas por no máximo 20 alunos, acompanhados por dois professores, as visitas devem ser agendadas. Abriremos também para os estudantes do período noturno, mas todas as visitas sem exceção precisam ser agendadas”, enfatiza Jenny Maria das Chagas.
Dentes do "Tiarajudens eccentricus", outro fóssil descoberto em São Gabriel |
A visitação pode ser agendada pelos telefones: 91811091; 99847079 com a responsável técnica do museu, Srª Maria de Lurdes ou ainda pelo e-mail: museunsrarosariobomfim@saogabriel.rs.gov.br Neste sábado (9) haverá visitação pública à exposição das 10h às 12h e das 14h30m às 18h.
Fique por dentro
A descoberta do Pamphaphoneus Biccai, em São Gabriel, representa a primeira ocorrência desse grupo específico de anfíbios fora do Leste Europeu. O nome Pampaphoneus significa “Matador dos Pampas” em grego. Já a espécie, Biccai, é uma referência a José Bicca, o proprietário da fazenda onde o fóssil foi encontrado. O Tiarajudens apesar de ser herbívoro possui dentes de sabre, que segundo estudiosos servem de defesa contra predadores.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com