Acadêmicos foram à Câmara de Vereadores nesta segunda, para entregar uma moção de apoio às reivindicações |
Dando continuidade às mobilizações do corpo discente da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), os acadêmicos foram à Câmara de Vereadores no final da tarde de segunda-feira (14), levar uma moção pedindo o apoio do Legislativo para solicitar as melhorias prioritárias para a estrutura da instituição.
Os estudantes não puderam ser ouvidos na última semana, o que aconteceu hoje. Eles reivindicam melhorias no acesso, iluminação no campus e sinalização. Pelos estudantes, se manifestou o acadêmico de Biotecnologia, Leonardo Otake, que explanou aos vereadores a necessidade de apoio dos Governos para que as reivindicações sejam realidade. "São condições básicas de retorno que necessitamos, visto que investimos em torno de R$ 1 milhão na comunidade local, principalmente um acesso seguro ao Campus local", frisou. Um documento assinado pelos representantes dos quatro cursos do Centro de Ciências Rurais foi entregue aos vereadores.
Acadêmicos deverão continuar mobilizados por reivindicações |
A Unipampa atualmente conta com 53 professores, 32 técnicos e 730 acadêmicos, e desenvolve mais de 50 projetos de pesquisa e extensão, e os universitários reivindicam a necessidade de atenção para os pleitos. "Estamos em uma situação crítica, pois falta segurança para estudarmos ali, e o atual prédio que estamos já necessita novamente de reformas, além de que as obras vão levar mais tempo para serem concluídas, precisamos apenas de apoio aos projetos", salientou o acadêmico de Biologia, Érico Vieira.
Segundo últimas informações repassadas pelos vereadores do PDT obtidas junto ao Executivo, o projeto de iluminação já está licitado, bastando liberação da AES Sul para seu início, o que deve acontecer nos próximos dias. O vereador Vagner Aloy (PDT), informou que está pré-agendada uma audiência com o Prefeito Rossano Gonçalves. Existiria um projeto de acesso junto ao DNIT, mas que dependeria somente de liberação do Governo Federal. O presidente da Câmara, Adão Santana (PTB), informou que uma moção será enviada aos deputados federais e ao Governo Federal e Estadual para o atendimento das providências, bem como interceder junto à Prefeitura para estas reivindicações. A mobilização deve continuar nos próximos dias.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com