A TVE comemora, em 2012, o aniversário de 38 anos buscando a reconquista de seu espaço no dia a dia dos telespectadores que vivem no interior do Estado. Com a recuperação de dez aparelhos retransmissores e a chegada de outros 16 novos, adquiridos pela Fundação Cultural Piratini no final de março, municípios como Lajeado, Santa Cruz do Sul, São Luiz Gonzaga, Santana do Livramento, Palmeira das Missões e Rio Grande somam-se à rede da TVE. Na semana passada, foi instalada mais uma retransmissora, desta vez em Pelotas, há cinco anos sem acesso à programação.
A aquisição dos novos retransmissores é mais um passo no projeto de expansão da emissora. Após iniciar o ano de 2011 com apenas cinco das 40 retransmissoras em funcionamento, hoje já são 31 delas no ar, difundindo informação e entretenimento de qualidade a mais de quatro milhões de gaúchos em 36 municípios do interior e litoral, além da Capital e Região Metropolitana.
Os próximos retransmissores serão instalados nos municípios de Vacaria, São Borja, Santiago e Bagé. Com outorga para instalar um total de 66 antenas em todo o Estado, o público poderá chegar a 8,2 milhões de telespectadores no Rio Grande do Sul até 2014.
A emissora busca sua renovação técnica e tecnológica, através de reformas nas salas de transmissores localizados no Morro da Polícia, em Porto Alegre, e a aquisição de uma nova ilha de edição, iniciativa que contou com a parceria da Unisinos. A conexão à Internet também foi qualificada e o período de transmissão ganhou mais tempo, chegando a 18 horas diárias.
Atualmente, a Fundação Cultural Piratini possui 164 servidores ativos, enquanto que o ideal seria um grupo de aproximadamente 300 funcionários. Para superar essa defasagem, foram realizadas contratações emergenciais e a Fundação se prepara para receber 59 novos profissionais para a TVE, FM Cultura e áreas administrativas da instituição. Também está prevista a realização de um concurso público.
Nova programação
Ao mesmo tempo em que aumenta sua cobertura para estas e outras regiões do Estado, a TVE trabalha na produção de novos programas e na retomada de antigas atrações voltadas à cultura local, à cidadania e à pluralidade étnica. Em 2011, estrearam o Nação, programa voltado às culturas afro e indígena, e o Curta TVE, que valoriza a produção audiovisual independente no Rio Grande do Sul. Também voltaram ao ar atrações tradicionais como o Galpão Nativo, espaço para a diversidade da música regional sulista, e o Hip Hop Cultura de Rua, que apresenta a música e a arte dos jovens da periferia.
Além disso, a TVE assinou convênios com Rede Pública de Televisão (RPTV), da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), e outras instituições públicas, como a TV Assembleia e TV Caxias, o que possibilitou a transmissão de novos programas como Faça a Diferença e Espaço Público. O presidente da Fundação Cultural Piratini, Pedro Osório, afirma que a emissora busca uma programação renovada e que estabeleça uma interlocução mais forte com as comunidades. "A radiodifusão pública deve se posicionar no campo da reflexão, com menos ênfase na notícia instantânea e mais no jornalismo reflexivo", pondera.
FM Cultura
Quem sintoniza a FM 107,7 a qualquer hora do dia, da noite ou da madrugada, encontra atrações como noticiários, reportagens especiais, debates ou programas musicais que transitam por todos os gêneros, desde a música nativa gaúcha até o jazz americano. No ar há 23 anos, a Rádio FM Cultura, emissora ligada à Fundação Cultural Piratini, também passa por um processo de reestruturação após anos sem receber investimentos.
Com um estúdio reformado, a rádio lançou em 2011 programas como Cantos do Sul da Terra e Estação Regional. Foram retomadas ainda outras atrações, como "As músicas que fizeram sua cabeça" e "Cultura na Mesa", que incluiu novamente o jornalismo na sua programação. A emissora também passou a transmitir os programas Frente a Frente, da TVE, e o Repórter Brasil, produzido pela EBC.
Pelo menos dois novos transmissores serão adquiridos pela Fundação Piratini para retomar a potência que chegou a contar com uma rede de 20 emissoras espalhadas pelo Estado e que retransmitiam parte da programação. "Nossa meta é aumentar nossa programação ao vivo e retomar nossos noticiários de hora em hora", projeta a diretora da FM Cultura, Patrícia Duarte. Com uma única estação geradora localizada em Porto Alegre, a emissora chega atualmente a 3,1 milhões de ouvintes em 14 municípios gaúchos. A meta é estender sua transmissão a 31 cidades no Estado, chegando a um público estimado em 4,3 milhões de pessoas. Confira como sintonizar a TVE nos municípios em que já está presente:
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
associaçao assistencial lar dos idosos de vera cruz rs cnpj.94.999.513/0001-00 comaso n°02/2012 gostaria de contar com ajuda da tve para divulgar nosso trabalho.Acesse nosso blog:www.lardosidososveracruz.blogspot.com e tel.51-96671976 com Cladio de Moraes.
ResponderExcluir