Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Chegou o Mês da Black Peruzzo! Aproveite as ofertas!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Pesk Pague Tiaraju - sua opção de lazer em São Gabriel

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Chegou o Mês da Black Peruzzo! Aproveite as ofertas!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

16 maio 2012

Ou vai ou racha: acadêmicos da Urcamp exigem que Reitoria dê satisfação do dinheiro do campus local (atualizado)

Acadêmicos iniciaram protestos por decisão do Campus Central de reter recursos de São Gabriel

Dispostos a reagir perante às decisões da Reitoria Central em Bagé, que bloqueou o repasse de recursos provenientes do pagamento das mensalidades - o que colocou a situação do Campus local em patamar favorável, saindo da grave crise, com a aplicação destes recursos aqui -, os acadêmicos da Urcamp São Gabriel, com o apoio de professores e funcionários, realizaram o primeiro de uma série de atos de protesto, na noite desta quarta (16), na Praça Dr. Fernando Abbott. Os manifestantes já deixaram claro: ou a Reitora, Lia Quintana, vem para dar explicações, ou vão todos a Bagé para protestar.




Carreata levou estudantes à Praça para protestar contra a Reitoria da Urcamp

Nos cartazes, mensagens de desabafo sobre a situação
O ato contou com a presença em torno de 400 manifestantes, que em carreata, trouxeram cartazes e narizes de palhaço, para mostrar à comunidade a situação vivenciada pela Urcamp. A Reitoria teria bloqueado o sistema de pagamento na tesouraria, obrigando que os alunos paguem direto no Banco, fazendo com que o dinheiro caia nas contas de Bagé.

Em alguns universitários, a inconformidade com a situação e o recado direto para Lia Quintana

Acadêmicos, professores e funcionários foram à Praça ontem para externar à comunidade sobre os problemas

Protesto se estendeu às ruas da cidade
"Nós conseguimos unir esforços entre alunos, professores e funcionários, revitalizar o campus local, conseguindo pagar os funcionários em dia, e agora a Reitoria, além de descumprir promessas, quer reter o dinheiro que pagamos? Onde está o que investimos?", questionou o aluno Luiz Fernando Taborda, do curso de Direito. O Campus de Alegrete também estaria com esse impasse, conseguindo ser superavitário como São Gabriel e tendo seu dinheiro retido pela Central de Bagé.

Os alunos querem explicações da Reitora Lia Quintana, e o cumprimento de promessas, como a eleição direta para pró-reitores, independência do Campus, entre outros, ou sua saída do comando da Urcamp. Se ela não vier, os alunos estão pensando em ir até Bagé para protestar, até ela recuar. "Por que as coisas não mudam? Lá continua a mesma coisa, piorou a situação e agora querem que a gente também caia no mesmo erro? Cadê as promessas?", reagiu a aluna de Administração, Daniele Benedetti, indignada.

Acadêmicos seguirão mobilização nesta quinta-feira, no Campus II
Após o ato, os acadêmicos saíram às ruas, com gritos de ordem e protesto. Nesta quinta-feira (16), a mobilização continuará, onde os manifestantes pretendem fechar à BR-290, a partir das 19 horas, e seguir a paralisação das aulas. Na noite de hoje, até o fechamento da matéria, o Conselho Administrativo da instituição estava em reunião em Bagé, discutindo a situação. Veja agora um vídeo com um depoimento de acadêmicas sobre a manifestação:


1 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Um comentário:

  1. Respeito e dignidade é o mínimo que se pode ter!!!
    Infelizmente, só conseguimos que nossos filhos usufruem de seus direitos abaixo de muita luta e protesto. Como mãe ... apóio essa luta!!!Isso é Rio Grande!!! Isso é Brasil!!!

    ResponderExcluir

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.