Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São João é no Peruzzo! Vem fazer a festa nas ofertas!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

São João é no Peruzzo! Vem fazer a festa nas ofertas!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

23 maio 2012

Nesta quinta, dia de comemorar Nossa Senhora Auxiliadora

Procissão acontece nesta quinta à noite (foto Leko Machado/Prefeitura de Bagé)

Nesta quinta-feira, 24 de maio, será o Dia de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira de várias cidades, entre elas, Bagé. As comemorações iniciaram no dia 15 de maio naquela cidade, com as novenas, que irão até a noite desta quarta. A procissão luminosa acontece a partir das 18h, com a Missa na Igreja da padroeira.



A procissão sairá da Igreja Auxiliadora (anexo à Escola Salesiana de mesmo nome), na Marechal Floriano, mas subindo um trecho da Presidente Vargas, e percorrerá a Sete de Setembro até a Casa de Cultura Pedro Wayne e retorna pela Marechal Floriano até a igreja, onde ocorre o encerramento.

Durante o percurso, é comum as residências acenderem velas nas janelas, em homenagem à padroeira. A tradição começou em 1943, por iniciativa do padre Edgar Aquino Rocha, a população de Bagé foi convidada a ornamentar as fachadas das casas para produzir um espetáculo luminoso a fim de homenagear Maria. A população vivia um clima de instabilidade devido ao envolvimento do Brasil na Segunda Guerra Mundial, com militares bageenses lutando no front europeu.

A atitude do padre deu início a esta tradição que faz votos de paz. Os anos passaram, as velas continuaram a ser acesas como forma de devoção à Nossa Senhora Auxiliadora. Até os dias de hoje, em Bagé, no dia 24 de maio, as janelas das residências são iluminadas com velas em homenagem à Padroeira. Os fiéis carregam velas acesas durante a procissão, bem como crianças vestidas de anjos, como pagamento de graças alcançadas.


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.