Movimento vai seguir pressão, ainda mais com negativa da vinda da Reitora à São Gabriel |
Em mais um capítulo do impasse que está ocorrendo na Urcamp São Gabriel - que segue com suas aulas paralisadas, em protesto à atitude da Reitoria de reter e retirar valores que seriam destinados ao Campus local -, os acadêmicos lançaram o movimento "Cumpra o que foi prometido, ou Fora Lia", na noite de sexta-feira (18). Falando na Reitora, que tinha anunciado anteriormente que viria à São Gabriel, Lia Quintana emitiu um comunicado informando que não virá mais por "agenda previamente marcada" e determinou que "professores e funcionários retornem imediatamente às aulas", o que deixou os estudantes ainda mais inconformados.
As mobilizações seguiram na quinta e sexta, com uma carreata e um ato público no Campus III, onde já sabendo da decisão, os universitários já traçam estratégias para intensificar a pressão a partir da próxima semana, diante do endurecimento do Campus Central. A Reitoria emitiu um comunicado informando que não estará presente, e que em outra oportunidade, "esclarecerá os pontos informados pela deliberação que nos foi enviada e as manifestações que chegaram ao conhecimento através da mídia", informa.
Perante isso, os acadêmicos anunciaram, que independente da decisão que professores e funcionários tomarem, não querem mais explicações da Reitora, não reconhecendo-a como autoridade. A ideia de levar ônibus à Bagé está tomando cada vez mais forma, diante da impaciência dos alunos. Confira a seguir, os documentos entregues à redação, da Reitoria e do Manifesto dos Acadêmicos:
Em razão de agenda previamente marcada, aguardamos data oportuna para comparecer ao Campus de São Gabriel, onde estaremos informando o horário e o local da reunião com esta Reitoria. Na oportunidade estaremos esclarecendo cada um dos pontos informados pela deliberação que nos foi enviada e as manifestações que chegaram ao nosso conhecimento através da mídia.
Lembramos que toda a demanda que gerou o impasse não foi anteriormente passada ao conhecimento da Reitora, a fim de que pudesse já ter esclarecido em tempo hábil, uma vez que existem distorções nas informações que estão sendo veiculadas.
Solicitamos aos professores e funcionários do Campus de São Gabriel o imediato retorno ao trabalho a fim de não causarmos prejuízos aos alunos, que são nosso foco principal.
Informamos, ainda, que não reconhecemos como decisão assemblear a comunicação encaminhada a esta Reitoria, uma vez que não foram observados os requisitos necessários a qualquer assembleia de convocação, instalação e deliberação sobre ordem do dia, previa e claramente esclarecida.
Lia Maria Herzer Quintana
Reitora
Manifesto dos acadêmicos da Universidade da Região da Campanha - Campus de São Gabriel
Cumpra o que foi prometido ou "FORA LIA"
O chamado retumba dentro de todos aqueles que sabem do que querem se oupar. Ocupam-se em mudar. Onde há gente existem sonhos, onde há jovens há pólen puro e generoso, pronto para multiplicar as flores. A fertilização das mudanças atravessa os mares e os muros, vence a tirania esclarecida ou camuflada por falsos sorrisos e notas de dinheiro. Onde algo velho e corrompido declina, o coração dos bons ensaia a sua insurgência.
São Gabriel, 18 de maio de 2012. Somos muitos e nos juntamos àqueles que, em qualquer parte, procuram a via da coletividade, da participação e protagonismo da juventude como catalisadora do novo. E foi justamente a força da juventude que fez com que a reitora Lia Quintana chegasse ao comando de nossa Urcamp. Seu nome surgiu como esperança de reerguer e recuperar a imagem de nossa universidade.
Em reunião com os acadêmicos de São Gabriel, a reitora fez promessas, como a autonomia financeira de cada campus e eleições diretas para as Pró-Reitorias e para coordenadores de curso. Irmanados no sentimento de mudança, apoiamos a então candidata Lia e demos à ela a vitória triunfal nas urnas.
O acordo foi cumprido parcialmente. Sob a gestão do novo pró-reitor, o campus de São Gabriel progrediu, enxugou gastos, organizou a folha de pagamento dos funcionários e professores e iniciava uma série de investimentos na infraestrutura do campus.
Com as últimas notícias, que chegam de Bagé, somente um sentimento nos norteia essa luta: o de traição. Fomos enganados pela reitora Lia, que decidiu, sem consultar ninguém, descumprir suas promessas. A democracia e transparência dentro da Urcamp, que ela tanto defendeu, escorreu pelo ralo, juntamente com a esperança de que nós, alunos, depositamos nela.
Nosso campus não pode ficar refém de atitudes antidemocráticas da Reitoria. Precisamos de autonomia financeira, como foi prometido! Precisamos de eleições diretas para a Pró-Reitoria, como foi prometido! Precisamos de uma Urcamp livre e democrática, como foi prometido!
Quanto mais ataques sofrer a Urcamp, mais forte será o levante dos estudantes em todos os campus!
Reitora Lia Quintana, cumpra suas promessas, ou renuncie!
E-mail: blogcadernosete@gmail.com