![]() |
Cerimônia contou com a participação da comunidade escolar e convidados especiais |
Uma festiva cerimônia realizada no último sábado, 12 de maio, na sede distrital de Catuçaba, celebrou duas décadas de vida de uma instituição de ensino que inaugurou um modelo vitorioso de educação para a zona rural. Com a presença de moradores da comunidade de Catuçaba, Faxinal e arredores, foi celebrado o vigésimo aniversário da Escola Municipal Mascarenhas de Moraes, a primeira escola-polo da história do Município.
A Escola, no ano de 1992, tornou-se o projeto piloto de um sistema de ensino que universalizasse o acesso do homem do campo ao antigo primeiro grau completo, e foi implantada pela então secretária de Educação, Jalila Tanuri Condessa, na gestão do prefeito Eglon Meyer Corrêa. Durante a cerimônia, foram prestadas homenagens especiais, com entrega de mimos à viúva do prefeito Eglon, secretária de Assistência Social Loiva Souto Corrêa, e à ex-secretária Jalila Condessa, além de terem sido homenageados todas as diretoras que já passaram pelo educandário.
O prefeito Rossano Gonçalves e a secretária de Educação, Ana Paula Scipioni Capiotti, também receberam homenagens, pelo trabalho desempenhado em favor do crescimento da escola. Professores e colaboradores da escola também foram homenageados, como os radialistas José Boaventura Félix e Adão Santana (também presidente da Câmara), ambos da Rádio Emissora Batovi, pela divulgação de avisos para o interior. Todos os mimos entregues foram confeccionados pelas artesãs da Associação do Faxinal.
Em sua manifestação, o prefeito Rossano Gonçalves destacou o compromisso histórico de suas gestões com a escola e a comunidade, para a qual foram desenvolvidas diversas ações, inclusive sua ampliação e reforma. “A Escola Mascarenhas de Moraes foi uma iniciativa corajosa de quem pensava em melhorar o acesso do ensino às famílias do campo, e foi possível graças ao comprometimento da então secretária Jalila e do nosso saudoso doutor Eglon, ser humano formidável, que me deu a honra de ser meu vice-prefeito em meu segundo mandato. Depois desta, diversas outras escolas-pólo surgiram, demonstrando o acerto de um modelo vitorioso que o doutor Eglon realizou. Hoje, nossa gestão tem uma preocupação especial com a Educação, e São Gabriel está entre as 29 cidades gaúchas que pagam o Piso Nacional do Magistério, em mais de 497 municípios que o Rio Grande do Sul tem”, lembrou o Chefe do Executivo, ressaltando que a gestão tem compromisso de continuar trabalhando pela melhoria da qualidade de vida no Interior.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
Quero aqui fazer uma ressalva e justiça: os MIMOS com os quais os homenageados foram presenteados foram confeccionados pelas PROFESSORAS, FUNCIONÁRIAS, MÃES e ALUNOS que fazem parte do projeto FAZENDO ARTE NA ESCOLA e NÃO pelas artesãs da associação do Faxinal. Parabéns a diretora e a sua equipe pela organização e sucesso do evento.
ResponderExcluir