Hoje, e acredito que não deveria ser só hoje, é Dia das Mães. Data de dedicar ainda mais nosso carinho a quem nos deu à vida, estando presente ou não. Todos os dias são para elas, mas hoje é ainda mais, por que quantas vezes ela ficou acordada nos esperando chegar em casa, ou dormia preocupada? Quantas vezes ela nos deu broncas por coisas erradas, visando o nosso bem? E quantas vezes recorremos à ela em nossos problemas?
Guerreiras e sensíveis, as mães são a coisa mais valiosa de nossa vida. E não só hoje, é tempo de dedicarmos sempre nossa gratidão e carinho por elas. E trazemos algumas homenagens que leitores enviaram para a redação, a pedido, para que homenageassem suas mães no dia de hoje. E já desejamos, um Feliz Dia das Mães a todas!!
Parabéns à todas as mães, rainhas do lar, guerreiras, fortalezas e sensíveis também. Seria pouco para definir o que é uma mãe, mas tudo de bom é o que digo. Tanto para a minha mãe, que me protege lá de cima e a minha irmã, que me cuidou como se fosse um filho. Desculpa por muitas vezes que lhe deixei aflito, desobedeci, teimei ou lhe deixei brava, mas sei que foi para ser a pessoa que sou, com caráter e fibra. Obrigado por tudo, mana!
Soilinha,
Um maravilhoso Dia das mães pra você...que tanto me apoia em minhas decisões, queria tanto poder estar contigo nessa data tão especial, mas mesmo longe, saibas que te amo muito!
Afinal, teu dia não é só hj e sim todos os outros.
Muitos beijos da filha Aline Bicca.
![]() |
Eulália Lourdes de Fuão Mércio, aos 17 anos. Homenagem do seu filho, Mário Mércio, à sua mãe, falecida em 2008 |
MÃE INESQUECÍVEL
Mário Mércio
Existe muitas maneiras de fazer alguém adormecer. Uma delas é conhecida como cafuné.
Todas as mães, antes de se tornarem mães, fazem um curso de cafuné na escola de cafuné. O cafuné é a mãe esculpindo o sono do filho.
As mães possuem um jeito especial de fazê-lo. Parece uma assinatura que buscam repetir nas cabeças até dos netos. Começam assim, como se fosse conversar com os cabelos, a dialogar com cada um dos fios. E, a cada um, dizem coisas importantes. Deslizam esse discurso suavemente para os fios. Amplamente, como a reconhecerem o território que já conhecem. Sem embaraço nenhum os dedos misturam-se à seda. Pois para as mães os cabelos do filho sempre são de seda. Ainda que ele, já crescido e calvo, nem tenha mais cabelos. Depois de percorrer toda a cabeça, encontram um ponto, próximo às raízes e ali, nessa área tão pequena, decide ficar. Então, com muito cuidado, as unhas inventam uma coceirinha onde coceirinha não havia e em um milímetro quadrado escavam um pequeno buraco e jogam uma sementinha de sono. Pelo mesmo lugar, entram os sonhos bons que povoam as noites. O cafuné só acaba quando todos os sonhos já entraram e nenhum ficou pra fora. Mas aí eles já adormeceram. Nunca verão um cafuné terminar.
Existem muitas maneiras de fazer alguém despertar. As mães conhecem todas. E elas também sabem que nos dias mais frios do ano é muito difícil acordar para ir para a escola.
Lembro-me de certa manhã, minha mãe entrando suavemente no quarto. A porta se abriu e deixou uma faixa de luz e o cheiro de café que vinha da cozinha penetrou na escuridão aquecida. Com passos suaves, como se não quisesse me acordar, ela se aproximou. Lentamente, deu corda no despertador. Deixou-o ao lado da cabeceira. Ainda de olhos fechados, pude ouvi-la se afastando enquanto eu aproveitava os minutos de sono que ainda tinha. Mas antes que ela se afastasse, pude ouvir. Não o despertador. Mas as notas da caixinha de música que ela acabara de deixar para acordar-me tão suavemente quanto ela, com o cafuné, que me fizera dormir.
Vesti-me, tomei o café e fui para a escola. Cumpri o dia como costumo cumpri-lo, até hoje. Mas desde então, não sou mais o mesmo. Carrego sempre um cafuné nos cabelos e uma caixa de música nos ouvidos. Presentes de minha mãe que levo para a vida.
![]() |
Homenagem de Deividi Carvalho às mães |
"Parabéns a elas, pela mãe que são, amáveis, dedicadas, lutadoras, defensoras, sonhadoras, enfim, a base de uma lar.
Para minha mãe, um agradecimento por tudo que tem sido em minha vida, sempre com as mãos estendidas e os braços prontos para um abraço, para mãe dos meus filhos, agradecimento pelos presentes que me deu, três lindos filhos, e um desejo de muita felicidade.
DEUS abençôe a elas e a todas as mães"
Getúlio Morais Júnior
Mãe, eu só queria te dizer que eu te amo muito, e que agradeço por tudo que tu me ensinou, me deu educação, me passou valores e principalmente me ensinou a ser humilde.
Quero que tu saiba que vou estar sempre contigo, te ajudando, te ouvindo, te elogiando, sendo sincera quando tu pedir, e como tu mesma diz "usando um frase certa, na hora certa".
Feliz dia das Mães meu anjo, seja feliz, aproveite cada dia, não te preocupa muito com o futuro pois o futuro a Deus pertence.
Te amo, e é sempre amor mesmo que mude.
De Stella Böck para sua mãe Flávia
Mãe... Nos te amamos demais!
Pablo e Rafaela Gerzson para sua mãe, Déia
Ela é apenas meu porto seguro,minha vida,meu maior exemplo a ser seguido...
Juntas ja passamos por muitas coisas nessa vida,tanto boas como ruins.
Tivemos perdas enormes,mas felicidades inexplicáveis também...
Mas ao teu lado mãe,nada é insuperável...
Te amo muito,e obrigada por tudo.
Feliz dia das Mães!!!
De Juniara Vaz para sua mãe, Celoir
Parabéns pelo teu dia e por ser tão importante em nossas vidas, amiga e companheira um exemplo de mãe. Bjus, te amamos muito!
De Thaisa e Mayra para sua mãe, Liliane Fagundes
Mãe
Obrigado por está sempre comigo nas horas mais importantes,em todos os momentos
obrigado por me conduzi pelo caminho do bem,obrigado pelo exemplo de mãe que você é por está
sempre me mostrando o certo e o errado,agradeço a cada segundo por te a senhora no meu lado,
que seu dia seja especial e que a gente passa por muitos e muito momentos bons juntos, EU TE AMO!
De Marlon Neves (Marlinho) para sua mãe Ana Amália
Um feliz dia das mães para todas as guerreiras que fazem nossa vida cada vez melhor! Grande abraço a todas!
E-mail: blogcadernosete@gmail.com