Josias Borges
Colunista do blog
Mercado de Ações parte VI – Crise e oportunidade
Você que acompanha o noticiário econômico disponível na maioria dos telejornais brasileiros talvez não agüente mais ouvir falar sobre os problemas da Grécia e crise européia. O acompanhamento diário dos desdobramentos da crise no antigo mundo faz com que os mercados acionários no mundo inteiro estejam “a flor da pele”.
No entanto você bem sabe que a palavra crise no mundo atual não é nenhuma novidade. A todo instante estamos sob efeito das mais variadas crises, como por exemplo a bolha das empresas ponto com nos Estados Unidos no ano 2000, crise da Rússia, maxidesvalorização do real, guerras, bolha imobiliária, etc, até chegar a crise européia atual.
Mesmo no meio de tanta turbulência, empresas sólidas sempre se mantiveram crescendo e lucrativas. O que as crises tem demonstrado para o mercado acionário é que por mais eficiente que o mercado seja na precificação das ações, o comportamento de manada, ou seja, seguir o que a maioria faz, acaba distorcendo o que seria o preço justo de uma determinada ação. É exatamente nos momentos de maior desespero do mercado, que estão inseridas as melhores oportunidades.
Não é a toa que um dos homens mais ricos do mundo, Warren Buffett, tenha proferido o seguinte comentário: “compro ações ao som dos canhões e vendo ao som dos violinos”. Significa que no momento em que todo mundo está se desfazendo do seu patrimônio, Buffett está aproveitando para comprar ações de excelentes empresas por um preço bem menor do que o habitual. Quando ele fala que vende ao som dos violinos, significa que no momento em que o mercado encontra-se em um excesso de otimismo, ele se desfaz de suas ações por um preço possivelmente maior do que o considerado justo, realizando um excelente ganho.
Existem muitas teorias e discussões sobre a chamada eficiência do mercado. Entretanto, o que temos visto é que independente dos noticiários de televisão e todo pânico do mercado, TODAS as crises até agora demonstraram que foram na verdade uma grande oportunidade para comprar ativos subavaliados pelo mercado. Esta é mais uma das peculiaridades do mercado de ações. As crises, ao contrário do que pode parecer a primeira vista, podem ser na verdade uma excelente oportunidade para ingressar no mercado de renda variável. Caro leitor, busque mais informações sobre este assunto, analise alguns gráficos e, sobretudo, BOAS ESCOLHAS.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com