Josias Borges
Colunista do blog
Mercado de Ações parte V – Oferta Pública Inicial
O mercado acionário andou bastante movimentado na última semana. Arrisco dizer que o assunto que mais chamou atenção dos investidores não foi o plano e reestruturação da dívida européia, nem a possível saída da Grécia da zona do Euro. O assunto do momento é o tal do IPO do Facebook. Este é nosso tema de hoje. O que é um IPO? A sigla significa Oferta Pública Inicial. Quando acontece um IPO, significa que a empresa está abrindo seu capital, ou seja, está vendendo parte da corporação para o mercado em geral. A empresa agora tem milhões de sócios, cada um com participação proporcional ao número de ações que comprou.
Para você ter uma ideia, o Face arrecadou do mercado o equivalente a mais de R$ 30 bilhões. Certamente não é pouca coisa. Detalhe: este dinheiro todo equivale à venda de uma pequena parte da empresa. Não esqueça que quando há IPO, apenas é ofertado ao mercado uma pequena parte das ações. O momento do IPO é o momento em que a empresa, que emitiu as ações, arrecada dinheiro do mercado para financiar seus investimentos, é o chamado MERCADO PRIMÁRIO. Neste mercado as ações são vendidas pela corporação diretamente aos investidores. O segundo momento de negociação das ações é no mercado secundário, ou seja, as ações são vendidas entre os próprios investidores. Assim, quem comprar ações do Face a partir de agora, não está enviando seus recursos para a empresa, e sim para outro investidor que já possuía as ações, e assim por diante. Quem comprou ações do Face quer agora que elas se valorizem através de boas perspectivas para o empreendimento de Mark Zuckerberg.
Portanto, caro leitor, se algum dia você ouvir dizer que as ações do Face despencaram não fique com pena do Zukerberg, ele já embolsou o que desejava, a empresa não participa da negociação das ações após o IPO. Isso fica a cargo do mercado que vai precificar este ativo de acordo com suas próprias regras.
No Brasil, o percentual mínimo de ações que uma empresa deve emitir para abrir seu capital é de 25% do seu tamanho. O IPO mais importante do ano até agora na Bovespa foi do BTG Pactual, banco de André Esteves. O valor arrecadado foi de R$ 3,6 bilhões. Espero que este texto tenha servido para trazer novos conhecimentos para você. Tenham uma ótima semana e BOAS ESCOLHAS!
E-mail: blogcadernosete@gmail.com