Acadêmicos percorreram ruas da cidade e chegaram até a Praça da Matriz, e seguiram... |
Repetindo o que vem ocorrendo nos demais municípios em que a instituição é sede, os acadêmicos da Universidade Federal do Pampa, Campus São Gabriel, juntamente com Técnicos-Administrativos e professores saíram pelas ruas da cidade, em protestos pacíficos e pedindo providências dos Poderes para a situação do campus local. Em torno de 200 acadêmicos participaram das mobilizações que percorreram as principais ruas da cidade e culminaram na Câmara de Vereadores.
...e seguiu com protesto nas proximidades do campus, na BR-290 (fotos Magro Borin/Especial) |
A mobilização passou ainda em frente da Prefeitura Municipal. Com apitos e gritos de protesto, os estudantes pediram providências dos Governos para as questões de estrutura, como o acesso ao campus. A manifestação ainda percorreu a BR-290, terminando no Campus central, onde houve também um breve fechamento da estrada nas proximidades. Já os professores e técnicos, a exemplo da manifestação realizada dias atrás, solicitam reajuste salarial e melhoria do plano de carreira da instituição.
Segundo informações, a tendência é reforçar também uma eventual paralisação dos técnicos, que poderá ocorrer em breve. Os estudantes reforçam que irão pressionar para as reivindicações.
Na Prefeitura, onde os alunos passaram, nenhuma liderança estudantil requereu audiência com o prefeito, apesar de o Chefe de Gabinete, Ricardo Barbosa, ter ido em direção ao movimento. Em nome do prefeito, Barbosa destacou que a prefeitura já elaborou o projeto para iluminação do acesso ao campus, que já foi entregue à concessionária estadual AES Sul, já estando em fase de licitação. “Assim que a licitação for concluída, o projeto começará a ser executado”, ressaltou.
O prefeito Rossano Gonçalves declarou-se inteiramente solidário à reivindicação em favor de melhorias para o campus, como a pavimentação do acesso ao local, que fica próximo à faixa de domínio de rodovia federal. “Esta obra é um dos cinco investimentos estruturais que apresentamos ao governador, no documento denominado Carta de São Gabriel, que foi entregue pessoalmente pelo prefeito há dez meses, e infelizmente até agora não teve qualquer resposta do Palácio Piratini, em termos de parceria para investimento”, informou.
Rossano Gonçalves disse que manterá contato com os deputados federais do PDT e demais partidos de sua base de apoio para pressionar o governo federal por melhorias para a instituição. “A Unipampa é uma universidade já definitivamente integrada ao desenvolvimento de São Gabriel, e é fundamental que o governo federal realmente faça acontecer o que prometeu. O ministro que a implementou é hoje governador, e esperamos que ao menos no que diz respeito à Unipampa possa auxiliar a cumprir seus compromissos, já que no que diz respeito ao Piso Salarial do Magistério, até o presente momento não conseguiu transformar em realidade”, assinalou.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com