Marlon Oliveira
Colunista do blog
Violência no Brasil
A violência se manifesta por meio da tirania, da opressão e do abuso da força. Ocorre do constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer ou deixar de fazer um ato qualquer. Existem diversas formas de violência, tais como as guerras, conflitos étnico-religiosos e banditismo.
A violência, em seus mais variados contornos, é um fenômeno histórico na constituição da sociedade brasileira. A escravidão (primeiro com os índios e depois, e especialmente, com a mão de obra africana), a colonização mercantilista, o coronelismo, as oligarquias antes e depois da independência, somados a um Estado caracterizado pelo autoritarismo burocrático, contribuíram enormemente para o aumento da violência que atravessa a história do Brasil.
Diversos fatores colaboram para aumentar a violência, tais como a urbanização acelerada, que traz um grande fluxo de pessoas para as áreas urbanas e assim contribui para um crescimento desordenado e desorganizado das cidades. Colaboram também para o aumento da violência as fortes aspirações de consumo, em parte frustradas pelas dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Claro, difcilmente o Brasil acabará com essa mal, mas basta nós, cidadães de bens colaborar, para que cada vez mais se torne uma sociedade mais tranquila e digna.
Profissionais a caminho
Neste ano de 2012 São Gabriel teve o maior número de jovens entrando em universidades públicas e particulares,atráves dos programas de ensino oferecidos pelo governo ou por vestibulares normais realizados pelas instituições particulares. Fato esse,que só alegra nós gabrielenses,sinal que a juventude está aí, em busca da profissionalização no mercado de trabalho e em busca de seus objetivos para a vida, para no futuro termos excelentes profissionais capazes de exercerem suas funções com muito empenho e qualidade.
Devemos nos orgulhar,pois de cada 10 jovens que acabaram o ensino médio, 6 entraram ou irão entrar nas universidades. Isso mostra a vontade e a garra de nós jovens,e diga-se de passagem eu também faço parte desse enredo, pois ingressei este ano na Urcamp, cursando Educação Física. Não só comigo, mas com muitos jovens está graça foi alcançada, devemos agradecer muito por esta oportunidade, pois daqui a alguns anos, São Gabriel terá inúmeros profissionais em diferentes áreas,fato que só engrandece nosso município e alimenta um sonho de um dia quem sabe, de cada 10 profissionais que estam aqui, 5 sejam de São Gabriel.
Eu, como universitário em aprendizagem, farei o possível para me tornar um profissional qualificado, para que no futuro meu povo sinta orgulho de mim, e eu sinta orgulho de minha terra querida!
E-mail: blogcadernosete@gmail.com