![]() |
Acidente atingiu comboio com veículos da Polícia e da imprensa (foto Emerson Wendt/Twitter) |
O motorista do caminhão que foi o responsável pelo trágico acidente na ERS-122 - que levou a vida do repórter Paulão Pereira, 59 anos, e do cinegrafista Ezequiel Barbosa, 27 anos, ambos da TV Band, na manhã de sexta (27) - João José de Araújo, 44 anos, admitiu em depoimento à Polícia que teria dormido de 2 a 4 horas em uma viagem de mais de 36 horas.
João José, que é de São José do Ribeirão Preto, foi preso preventivamente na tarde desta sexta. O motorista foi autuado por dois homicídios doloso (sem a intenção de matar) e sete tentativas de homicídios. Ele tinha saído às 2h de Vacaria, e tinha o prazo de chegar com a carga em São Sebastião do Caí por volta das 14h. Mas ele reafirmou que uma falha nos freios causou o acidente.
Ele foi submetido ao teste do bafômetro, que não indicou níveis algum de álcool no sangue. A situação acaba comprovando uma rotina insana nas estradas: a de que motoristas acabam se sobrecarregando para entregar cargas em tempo, e para isso, acabam se usando de artifícios perigosos como o "rebite".
Os corpos de Paulão e Ezequiel foram liberados pelo Instituto Médico Legal de Caxias do Sul no final da tarde, para serem velados em Porto Alegre. O sepultamento está previsto para a manhã deste sábado.
O repórter Cid Martins, da Rádio Gaúcha, um dos sobreviventes da tragédia, relatou que foram salvos pelo motorista do veículo da RBS, que conseguiu desviar em tempo do caminhão. Uma ripa de madeira entrou pelo vidro frontal do carro, mas não atingiu nenhum deles, que acabaram com o interior do veículo "invadido" por laranjas. Cid só foi perceber que estava ferido após um dos populares que o socorreu avisá-lo que estava sangrando.
Durante a manhã, o delegado de Polícia Emerson Wendt - que trabalhou em São Gabriel nos anos 90 - descreveu o difícil momento do resgate, em relatos no Twitter e por fotos que ia fazendo com o celular. Assim se encerra um dos dias mais difíceis para a imprensa gaúcha e mais uma triste estatística nos acidentes nas estradas gaúchas.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com