Hoje, o vizinho município de Santa Margarida do Sul está em festa, comemorando 16 anos de emancipação político-administrativa. A Prefeitura já está desenvolvendo diversas atividades para lembrar a data nos últimos dias e durante os próximos. Santa Margarida foi emancipada pela lei nº 10.751/96, de abril de 1996.
A luta de Santa Margarida começou pela ideia de um grupo de margaridenses, que buscava a emancipação pelo desenvolvimento do município. A partir de 24 de junho de 1994, presidida pelo ex-prefeito Orestes da Silva Goulart, a comissão começou a batalhar por este ideal, para conseguir o ideal sonhado.
Apesar da emancipação em 96, somente no ano de 2000 o município viria a eleger seu primeiro prefeito, que foi Orestes Goulart, que viria a falecer em 2004. Santa Margarida se destaca pela agropecuária, reforçada pelas culturas e etnias existentes, como alemãs e italianas.
O município tem cinco distritos: Bolso, Santa Margarida, Canas, Serrinha e Cambaizinho. Sua economia, alicerçada na agropecuária, tem como principais culturas, soja, arroz, trigo, cevada, painço, citricultura, vitivinicultura e bacia leiteira, entre outras crescentes.
Na cultura, se destaca também por ter uma Semana Farroupilha atuante e também grandes eventos, como a Expofeira Agropecuária, os torneios esportivos, entre outros.
Mas Santa Margarida é conhecida também por ser a terra onde nasceu o Coronel Plácido de Castro, conhecido como "Libertador do Acre". Seu local de nascimento foi a antiga Tapera da Genoveva, no distrito de Santa Margarida, em 12 de dezembro de 1873.
O município atualmente tem como prefeita Cláudia Mara Goulart Brasil (PDT), e caminha rumo ao progresso, tendo um comércio e economia forte. Parabéns à Santa Margarida do Sul!
Fontes: Site da Prefeitura
E-mail: blogcadernosete@gmail.com