Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

11 abril 2012

Família quer retirar nome de ex-vereador de sala da Câmara

Carlos Alberto Moreira (de óculos): família pede retirada por homenagem concedida pela Câmara a produtor envolvido no acidente que resultou em sua morte, no ano de 1993

Uma honraria oficial concedida pelo Poder Legislativo de São Gabriel durante as comemorações do aniversário da cidade abriu uma polêmica inédita. Em carta endereçada aos vereadores, a família do falecido radialista e ex-vereador Carlos Alberto Moreira requereu a retirada de seu nome da Sala de Imprensa da Câmara de Vereadores. Motivo: na sessão solene de entrega dos títulos de Cidadão Gabrielense e Gabrielense Emérito, um dentre os dez homenageados foi justamente o produtor rural envolvido no acidente que resultou na morte do ex-vereador, em 1993.



Na correspondência, os filhos do ex-vereador protestam pela decisão da Câmara ao homenagear com a mais alta condecoração oficial da cidade o personagem central do episódio que culminou na morte de um ex-integrante do Poder Legislativo.

Na carta, os familiares, em sinal de protesto, pedem que o nome do ex-vereador seja retirado da Sala de Imprensa da Câmara de Vereadores, onde está desde o ano de 1993, por proposição do então vereador Francisco Renato Andrade da Silva (PMDB), também falecido. “Reconhecemos o direito soberano de a Câmara Municipal homenagear quem quiser e escolher, mas reservamos à família o direito de pedir que a Casa Legislativa se digne retirar o nome de nosso pai da referida sala”, diz a carta.

Carlos Alberto Moreira era músico, poeta, radialista, compositor e foi vereador por dois mandatos, de1973 a 1988. Em 1983, foi presidente da Câmara, tornando-se o primeiro cego do Brasil a presidir uma Casa Legislativa. Notabilizou-se pelo combate à corrupção e pela defesa dos direitos dos portadores de deficiência, num período onde os temas de acessibilidade eram praticamente ausentes da esfera pública. Confira abaixo, o documento assinado pelos filhos de Moreira, o pastor e jornalista Cláudio Moreira, os jornalistas Carlos André e Carlos Ismael, e Cláudio Roberto (clique para ampliar)




2 comentários via Blogger
comentários via Facebook

2 comentários:

  1. A Câmara e suas gafes! O Vereador e a Casa não tem assessoria? Lamentável um episódio deste nível! Na minha modesta opinião, a família não deve retirar a memória do seu antepassado; e SIM os vereadores retirarem um registro estapafúrdio dos anais da Casa do Povo!!!

    ResponderExcluir
  2. Isto prova que não há critério nenhum quando se escolhe os nomes indicados para este título tão importante a uma sociedade "organizada". A memória de Carlos Alberto Moreira deve ser preservada e honrada e a atitude de seus filhos é digna e louvável. Acidentes acontecem é bem verdade, erros são cometidos e o tempo muitas vezes se encarrega de perdoá-los, mas que a indicação do nome deste senhor (não o conheço pessoalmente) por isso não posso condenar seu ato, foi uma gafe lastimável para a Camara de Vereadores de São Gabriel.

    ResponderExcluir

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.