Josias Borges
Colunista do blog
Mercado de ações parte III: estratégia de longo prazo
Ao dar continuidade ao tema MERCADO DE AÇÕES, é muito importante falar sobre algumas estratégias de acumulação de longo prazo. Conforme abordamos na última coluna, ficou claro que é necessário ter paciência para obter bons resultados, e saber superar alguns momentos em que o mercado apresenta cenários de baixa dos preços das ações. Vimos que é necessário pensar como sócio da empresa e não ficar focado nas oscilações de curto prazo no preço dos ativos.
Uma das estratégias mais conhecidas no mercado acionário é chamada de buy and hold que significa comprar e manter. Especialistas no assunto encorajam os investidores a desenvolverem esta estratégia como forma de acumulação de patrimônio ao longo do tempo.
Caro leitor, é importante ter a consciência de que a estratégia não significa comprar ações de qualquer empresa e esperar que o milagre aconteça como em um passe de mágica. É importante acompanhar os balanços da empresa e tentar perceber se ela mantém uma boa lucratividade e perspectivas positivas. Assim sendo, você terá segurança de que seus investimentos sempre estarão alocados em empresas ascendentes, mesmo que em algum determinado momento os preços estejam em baixa. Em suma, é importante estar atento ao mercado mesmo que sua estratégia como investidor seja a de acumular patrimônio (ações) com foco no longo prazo.
Após ter isto em mente, é igualmente importante detonar o dispositivo que fará a mágica da multiplicação do capital acontecer: os juros compostos. Isso não é tão difícil de fazer não: primeiro é necessário fazer com que todos os dividendos recebidos e outras formas de remuneração oriundas das ações, sejam revertidas novamente em ações, aumentando desta forma seu patrimônio. Da próxima vez que você receber dividendos, você irá receber sobre um montante maior de ações, fazendo com que seu capital cresça exponencialmente.
Outra dica muito importante é manter uma disciplina de aportes mensais para compra de novas ações. Desta forma você irá acelerar o processo de acumulação de patrimônio, o que deverá se reverter, no longo prazo, em resultados financeiros satisfatórios para os investidores.
Para finalizar esta coluna, vale lembrar de outro tema que já abordamos aqui neste espaço: a diversificação. A velha história de não colocar todos os ovos em um único cesto. A diversificação é uma espécie de seguro que você faz para evitar ficar exposto a um risco exclusivo de uma determinada empresa. Por hoje é isso. Tenha uma ótima semana e lembre-se: faça boas escolhas.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com