O Caderno7 recebe mais uma nova colunista. A partir de hoje, todas as segundas-feiras, Cláudia Brasil falará de assuntos relacionados à saúde e bem estar. Com experiências na Santa Casa de Caridade, Hospital do Círculo Operário (Caxias do Sul) e Hospital da Unimed (Santa Maria), a técnica de enfermagem abordará semanalmente estes assuntos junto aos leitores do blog. Com vocês, "Saúde & Bem Estar".
Cláudia Brasil
Colunista do blog
Como encarar uma segunda-feira? "Odeio segunda-feira!"
Quase todo mundo já disse a frase acima alguma vez na vida.Veja como encará-la numa boa sem sofrer antecipadamente. Domingo a noite é só ouvir a música daquele Fantástico e bate aquela deprê.Reunião com o chefe, entrega de um trabalho, início da dieta e das aulas da academia... Vem a mente todas as obrigações e os planos que foram postergados ou programados para o primeiro dia útil da semana, a segunda-feira.
Exageros à parte por que a segundona gera tanta aversão e ansiedade? Um dos motivos para tanto mau humor talvez esteja na mudança dos ponteiros do nosso relógio biológico, os hoarios são menos rígidos no sábado e no domingo, não é àtoa que a gente quebra a rotina nessas 48 horas; dorme mais do que de costume,come fora de hora ou mais tarde que o habitual,sem falar nos goles a mais... Daí, chega a segunda-feira e o organismo tem de, numa curta fração de tempo, reajustar os seus ponteiros para voltar a labuta cotidiana.É esse processo de readaptação, que esta por trás do cansaço e da preguiça que aparecem logo de manhãzinha.
Novamente os exageros do fim de semana justificam a eclosão de males cardíacos na segunda-feira, a ingestão de sal em excesso e álcool, além do cigarro,sobrecarrega o coração, sem falar daquele sedentário que resolve jogar futebol... Daí o estresse do trabalho na segunda é a gota que faltava para o corpo derramar. No entanto isso não quer dizer que infartos vão acontecer categoricamente no dia mais odiado da semana. Na verdade, aquela conjunção de fatores favorece a ocorrência desses problemas na segunda-feira.
Além do corpo, a mente sofre, principalmente em quem começa a antecipar de forma negativa a chegada da segunda no almoço de domingo, antes mesmo da música daquele programa Fantástico ecoar na telinha à noite. Nesse caso, o importante é ficar no aqui e agora e curtir o momento. Existem pessoas que acreditamque o fim de semana seja de libertação,sendo que se pode assistir um bom filme na quinta, sexta... É preciso criar alternativas, equilibrar a rotina e tornar a segunda menos chata; ou seja, pregar os olhos na noite de domingo acaba demorando mais, e como consequência o corpo sente na segunda efeitos similares aos do jet-lag, além do sono, o coração também padece nesse dia.
Para começar bem e com o astral em alta:
* Na véspera da segundona, não exagere no alcool , nem na comida, fique o mais próximo possível da rotina;
* Na segunda, modere o consumo de estimulantes, como a cafeína, ela provoca agitação excessiva;
* Capriche na alimentação e não fique muito tempo sem comer, dessa forma, afasta-se o risco de chateações como a queda dos níveis de açúcar no sangue, além de tonturas, o susto pode deixar o indivíduo ansioso e provocar uma taquicardia.
Uma boa semana para todos...
E-mail: blogcadernosete@gmail.com