Uma notícia movimenta a política local desde a noite desta sexta-feira (9). Veiculada em blogs de notícias locais, a informação é de que o ex-prefeito e atual coordenador do Ministério da Integração Nacional no Rio Grande do Sul, Balbo Teixeira (PSB), não se candidatará a prefeito nas eleições de 2012. A informação foi dada por Karen Lannes ao blog Coluna Ponto de Vista, de Anderson Almeida, na noite de sexta.
Balbo retirou o seu nome da lista de pré-candidatos, por motivos familiares - sua mulher e principal cabo eleitoral, Carmem Pereira, estaria passando por problemas de saúde - e o ex-prefeito deverá se dedicar a esta questão. A notícia pegou seus cabos eleitorais de surpresa, visto que as primeiras reações já tinham sido manifestadas na mesma noite.
Cogitava-se também a incerteza de Balbo em concorrer por estar ocupando um cargo público federal no momento. Se confirmada for, a saída pode representar o desfecho de Balbo na vida pública. A desistência de Balbo abriria uma disputa no partido, que teria como opções Sandra Weber e Ricardo Bragança. A política local com isso, tem um novo panorama para o pleito de outubro.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com