Socorro às comunidades atingidas pela seca é destacado pela Farsul
O trabalho de socorro e distribuição de água potável às famílias atingidas pela estiagem que castiga São Gabriel foi reconhecido por dirigentes de sindicatos rurais, em encontro recentemente promovido na sede da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), em Porto Alegre. A afirmação foi do vice-presidente da federação e presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira, que na semana passada participou de encontro com os principais dirigentes do agronegócio gaúcho, tratando exclusivamente sobre a questão da seca.
No encontro, o presidente do Sindicato Rural apresentou um relato das ações que o Município de São Gabriel tem empreendido no socorro a comunidades atingidas pela estiagem, apresentando dados técnicos e estatísticos compilados pela Comissão Municipal de Defesa Civil, liderada pelo secretário municipal de Serviços Urbanos, Luiz Fernando Porto. “Posso testemunhar que em sete anos que estou á frente do Sindicato Rural de São Gabriel, nunca testemunhei uma ação tão eficaz e tão bem coordenada durante uma estiagem como a que a prefeitura está fazendo agora”, ressaltou Teixeira.
Logo no princípio de janeiro, o prefeito Rossano Gonçalves decretou situação de emergência em São Gabriel, e determinou a liberação de R$ 200 mil do orçamento do Município para socorro ás vítimas da seca. “Não fosse esta iniciativa muitas comunidades estariam desassistidas, porque a Defesa Civil Estadual tem priorizado atender basicamente os assentamentos de reforma agrária”, lembrou o líder ruralista. Os dados foram apresentados ao presidente da Farsul, Carlos Sperotto, e outros dirigentes do setor, que elogiaram a ação rápida da prefeitura.
São Gabriel registrou a mais alta temperatura do Estado durante 23 dos 42 dias já transcorridos do verão. Os efeitos da estiagem tem sido drásticos em diversas comunidades rurais, que continuam sendo assistidas pela Defesa Civil Municipal.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com