![]() |
Max Brito, juiz de Direito (foto arquivo pessoal) |
Um gabrielense que vem se destacando em uma das principais áreas do Direito está integrando a nova diretoria da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), entidade de classe da magistratura, com grande participação na evolução do Direito no país. O juiz de Direito Max Akira Senda de Brito, atualmente na Comarca de São Lourenço do Sul, integra a Diretoria de Assuntos Constitucionais da entidade, que terá como presidente o juiz Pio Giovani Dresch.
Max, que integra uma das famílias empresariais mais conhecidas da cidade - seu pai, Abelino Brito, é proprietário da Galeteria e Churrascaria que leva seu nome - é formado em Direito pela Universidade da Região da Campanha, no ano de 2002, e especializando em Direito Processual Civil pela PUCRS, onde atuou no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, prestando concurso e sendo aprovado como magistrado.
Na Comarca de São Lourenço, entre diversos projetos, o magistrado desenvolveu um projeto de consciência no trânsito chamado "O Projeto de conscientização no trânsito pelo Juizado Especial Criminal (JECRim)", adotado a partir de 2011, onde visa a realização de de audiências preliminares em delitos de trânsito de menor potencial ofensivo, a fim de ofertar transação penal ou suspensão condicional do processo.
Dentre as condições para não iniciar ou suspender a ação penal, o autor do fato deve assistir uma palestra sobre violência no trânsito e direção defensiva a ser realizada no mesmo dia, logo após as audiências. A medida visa a colaborar com a redução na violência no trânsito, o que se tornou referência para outros municípios, que vieram buscar a experiência em São Lourenço.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com