Josias Borges
Colunista do blog
Toda sociedade anônima listada em bolsa de valores (S/A) que dá lucro deve, por lei, distribuir pelo menos 25% destes lucros entre seus acionistas. É por isso que existem as chamadas Carteiras de Dividendos. Uma carteira de dividendos nada mais é que a aquisição de ativos com histórico de distribuição de bons dividendos entre os acionistas, destaque para empresas do setor elétrico. Brilham meus olhos quando estudo o histórico de pagamento de dividendos de empresas como Eletropaulo, por exemplo, que pagou excelente índice de dividendos nos últimos anos.
Certamente mais que 10% ao ano sobre o valor da ação. Os lucros podem se tornar mais interessantes se, além dos dividendos, a própria ação ganhar valor ao longo do tempo. Uma boa carteira de dividendos irá permitir ao investidor mais tranqüilidade. Entre os pontos positivos deste tipo de ação está a baixa oscilação em épocas de crise. Empresas do setor elétrico pertencem ao chamado setor defensivo, e por isso mais procuradas em momentos de instabilidade do mercado. A periodicidade do pagamento dos dividendos varia de empresa para empresa, assim como o percentual do lucro a ser dividido entre os acionistas.
Uma vantagem importante é que não há necessidade de pagamento Imposto de Renda sobre os dividendos recebidos, uma vez que este imposto é pago pela empresa. Fica então a dica. Caso você monte uma boa carteira de dividendos você estará menos exposto a momentos de turbulência assim como terá isenção do imposto de renda sobre os dividendos recebidos. Faça sua estratégia e Bons Negócios.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com