Quem quiser participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), tem até a quinta-feira para se inscrever. O processo é destinado para os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2011. Para este semestre, estão disponíveis 108 mil vagas em 95 instituições públicas de Ensino Superior, a partir das notas dos candidatos no exame.
Até o final da tarde de terça, o sistema tinha 2,6 milhões de inscrições de 1,3 milhões de participantes - cada candidato pode escolher até dois cursos. Na região, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) estará fazendo a seleção pelo SisU.
Ao acessar o sistema, o estudante deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. É necessário informar o número de inscrição e a senha de cadastro do Enem 2011. Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Enem dos candidatos que pleiteiam as vagas. Durante esse período, o participante pode alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro. Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino nos dias 19 e 20 para fazer a matrícula. O participante que foi selecionado para a primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula. Aqueles que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos podem participar das chamadas subsequentes.
A segunda chamada está prevista para 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31. Caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com