Falta de chuva aliada ao sol forte vem fazendo com que culturas como a soja tenham sérios problemas na germinação, inclusive destruindo estas |
Com a forte estiagem, o Rio Grande do Sul vive uma situação das mais difíceis dos últimos anos, principalmente na Metade Sul e parte das Regiões Norte. Por mais esforços que as prefeituras eividem no sentido de amenizar o sofrimento, o calor intenso mostra a consequência das mudanças climáticas dos últimos anos. Em São Gabriel, a Defesa Civil vem trabalhando incessantemente para atender as famílias atingidas no interior do município.
Famílias recebem água potável para consumo, por meio da Defesa Civil |
Barragem está secando no Assentamento Conquista do Caiboaté |
Desde o sábado, seis equipes atendem os distritos de São Gabriel. As áreas mais críticas que sofrem as consequências da estiagem são as regiões de Caiboaté Grande, assentamentos e o Tiaraju, que vem recebendo atenção permanente. Desde então, mais de 80 mil litros d'água potável foram distribuídos para 958 residências - algo em torno de 2 mil pessoas - pelas equipes da Defesa Civil.
Estão previstos ainda mais 56 mil litros, dado o agravamento da estiagem, que já causou prejuízos até o momento, R$ 112 milhões, de acordo com os dados reunidos de sindicatos e entidades, como Emater, Irga e Fepagro. "Já percorremos mais de 5 mil quilômetros em atendimento às comunidades, para amenizar os danos, garantindo o abastecimento de água potável", salienta o Presidente da Defesa Civil, Secretário de Serviços Urbanos, Luiz Fernando Porto.
Famílias carregam litros para as casas no assentamento |
Animais procuram abrigar-se nas árvores para se defender do calor |
Nos assentamentos, um dos locais mais críticos, a situação é desoladora. Culturas estão morrendo com a falta de chuvas, aliada ao sol forte. Além de que, a situação vem favorecendo incêndios como o ocorrido no Assentamento Itaguaçu nesta semana, que destruiu 600 hectares, além de causar danos e que teve muito trabalho para sua contenção por parte dos Bombeiros e Exército. As famílias alegam que o INCRA não está dando o suporte necessário para assisti-las.
Com a estiagem, queimadas acabam ocorrendo, como esta que destruiu uma grande extensão no Assentamento Itaguaçu |
Equipes da Defesa Civil municipal e estadual visitaram localidades para mapeamento da situação. 160 caixas d'água serão destinadas ao interior |
A dona de casa Cleomar de Fátima Martins, do Assentamento Conquista do Caiboaté, resume o sentimento da situação. "Com a seca tudo o que plantamos está perdido, não tem o que fazer, está tudo morto", lamenta. Os animais nas casas procuram poucas sombras para se abrigar do sol forte. Uma barragem nas proximidades vem sendo uma forma de abastecer as casas com água, mas que vem secando dia-a-dia.
A Prefeitura vem atendendo a comunidade diariamente, por meio da Defesa Civil, com atendimento permanente. Recentemente, a Defesa Civil do Estado esteve em visitação aos locais atingidos pela falta d'água, onde deverão ser destinadas 160 caixas d'água. E até o momento, não há uma previsão de chuva que alente o RS.
No caso de São Gabriel, segundo a meteorologista Estael Sias, da RBS, em contato com o blog, no entanto, uma esperança pode estar a caminho. "Está prevista uma chuva mais significativa, mas antes disso, associado ao calor poderemos ter uma chuva isolada", frisou em seu twitter.
As informações sobre atendimentos podem ser encaminhadas pelos telefones 3232-4845, 3232-7741, 96264246 e 96038282, durante 24 horas.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com