Após a reunião onde assinou o decreto que formalizou situação de emergência no município, o Prefeito Rossano Gonçalves realizou a primeira reunião com o Gabinete de Crise da Estiagem nesta sexta-feira (13), onde autorizou recursos no valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) do caixa do Município, para o início das ações de atendimento emergencial à população do interior do município que já se ressente de água potável. A destinação de tais recursos é para a contratação de caminhões pipa, aquisição de tanques e toda a logística necessária para a distribuição de água potável para o consumo da população rural do município, onde doze comunidades rurais já apresentam déficit de água para o consumo humano.
O Gabinete de Crise foi instalado para cooperar com a Comissão de Defesa Civil, que tem como presidente o secretário de Serviços Urbanos Luiz Fernando Porto e como secretário o titular da pasta de Administração e Recursos Humanos, Luiz Alberto Flores Gonçalves. Integram ainda esta equipe o Secretário Geral de Governo Artur Goularte, Secretário de Agricultura Erasmo Chiappetta e o Diretor de Meio Ambiente, Relso Aryan Vasconcelos. A comissão definiu que serão realizadas ações de campo para o pronto atendimento e verificação das situações oriundas da estiagem. "A pronta disponibilização deste recurso pelo Município é pelo imediato atendimento das situações existentes e que poderão ser aumentadas no decorrer dos próximos dias” disse o prefeito.
Na próxima terça-feira, (17) está prevista a presença de técnicos da Defesa Civil Estadual em São Gabriel, para a distribuição de caixas d'água com filtro. “Esperamos que haja efetiva participação das esferas Estadual e Federal", finaliza o Prefeito.
Toda informação que possa auxiliar o trabalho desta equipe pode ser encaminhada pelos telefones: 3232-4845, 3232-7741, 96264246 e 96038282, durante 24 horas.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com