Professores e pesquisadores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) embarcam no dia 30 de janeiro para a Antártica para dar continuidade ao projeto de pesquisa “Comunidades vegetais e microbianas em áreas de degelo da Antártica”, desenvolvido na Instituição desde 2009. O projeto chefe, coordenado pelo professor do Campus São Gabriel Antonio Batista Pereira, faz parte da Operação Antártica XXX, que começou em outubro de 2011 com a partida do Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel (NapOc Ary rongel) e o do Navio Polar Almirante Maximiano (NPo Max). A expedição da Unipampa ocorre até o final de março de 2012.
Conforme explica o professor Filipe de Carvalho Victoria, participante da expedição, o foco das pesquisas é o mapeamento, a avaliação e monitoramento das comunidades vegetais e microbianas encontradas em áreas de degelo da Antártica. “Estas áreas são importantes de serem estudadas devido a serem as únicas onde espécies de plantas e fungos ocorrem, uma vez que durante o verão austral (dezembro a março) estas áreas são propicias a colonização destes organismos”.
Estas comunidades vegetais e microbianas são relativamente dinâmicas naquela região, ainda conforme Filipe. Nos últimos 25 anos o projeto vem acompanhando as modificações naquele ambiente (aumento ou diminuição das manchas de vegetação, perda ou acréscimo de espécies), o que contribui com o programa de manejo que o Programa Antártico Brasileiro vem construindo para as regiões da Antártica onde pesquisadores brasileiros agem. “Cabe salientar que em muitas áreas onde atuamos as comunidades vegetais estão em expansão, devido ao aumento das áreas de degelo, e isso também contribui para o aumento dos nichos associados a estas comunidades, como os sítios de nidificação de aves marinhas antárticas (pois muitas espécies utilizam plantas na construção de seus ninhos) e o aumento de populações de artrópodos associados às plantas da Antártica”, afirma o professor.
Atualmente o projeto está vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártico de Pesquisas Ambientais (INCT-APA), criado em 2009 conforme a seleção do Edital para criação de INCT's do CNPq daquele ano. Entretanto, essa será a 25ª expedição do coordenador do projeto, professor Batista, o qual realiza pesquisas na Antártica marítima e continental desde 1986. Além do coordenador, outros dez professores da Unipampa – Campus São Gabriel participam do projeto, sejam indo a Antártica coletar dados e/ou processando dados coletados nos últimos anos de pesquisa do projeto. Alguns professores também contribuem com o projeto realizando experimentos com material oriundo de expedições anteriores.
Experimentos no verão
Em paralelo, pesquisadores da Unipampa estão realizando experimentos com plantas, fungos e microorganismos da Antártica visando à prospecção de substâncias de importância biotecnológica e para estudos evolutivos acerca das adaptações que estas plantas e fungos desenvolveram para o ambiente antártico, como resistência a frio e metais pesados. Também estão sendo coletados dados sobre os gases de efeito estufa que estão sendo emitidos em áreas com vegetação ou livres desta, buscando o entendimento da dinâmica de gases nas áreas de degelo da Antártica.
“Como nossas pesquisas se limitam as áreas livres de gelo da Antártica nossa participação sempre se dá nos meses de verão, onde as temperaturas são mais altas assim como os dias são mais longos comparados ao inverno”, explica o pesquisador. Apesar de apresentar temperaturas mais altas comparadas ao inverno austral, as médias nunca estão acima dos 5 graus.
Esta é a terceira expedição de pesquisadores da Unipampa ao continente. Neste ano a equipe participa com dois acampamentos, um na Ilha Elefante e outro na Ilha Nelson, ambos situados no Arquipélago Shetlands do Sul, na Antárica Marítima, onde serão realizadas pesquisas de mapeamento e monitoramento de plantas, fungos, microorganismos do solo e de gases de efeito estufa, sendo que duas dissertações de alunos do Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas (Unipampa/SG) serão desenvolvidas com dados coletados nesta expedição.
Confira as equipes dos dois acampamentos:
Ilha Elefante
Prof. Antonio Batista Pereira (INCT-APA/ Unipampa-SG) participa de OPERANTAR's desde 1987
Prof. Jair Putzke (INCT-APA/ UNISC) participa de OPERANTAR's desde 1987
Pesq. Acad. Biol. Clarissa Kappel Pereira (INCT-APA/ Unipampa-SG) participa de OPERANTAR's desde 2003
Pesq. Mestranda Cristiane Barbosa D'Oliveira (INCT-APA/ Unipampa-SG) primeira participação.
Ilha Nelson
Pesq. Dra. Margéli Pereira de Albuquerque (INCT-APA/ Unipampa-SG) participa de OPERANTAR's desde 1999
Prof. Filipe de Carvalho Victoria (INCT-APA/ Unipampa-SG) participa de OPERANTAR's desde 2002
Prof. Frederico Costa Beber Vieira (INCT-APA/ Unipampa-SG) participa de OPERANTAR's desde 2011
Prof. Adriano Luis Schünemann (INCT-APA/ Unipampa-SG) participa de OPERANTAR's desde 2011
Pesq. Mestranda Angela Neufeld (INCT-APA/ Unipampa-SG) primeira participação.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com