Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

29 janeiro 2012

Morre Bassedas, ex-prefeito de Livramento


Guilherme Bassedas Costa (1928-2012 - foto A Platéia)

Mais um líder político entra pra história de Santana do Livramento neste final de semana. Morreu, neste sábado (28), o ex-prefeito do município, Guilherme Bassedas Costa, aos 84 anos. Bassedas foi prefeito de Livramento, de 1975 a 1985 e de 2001 a 2004. Bassedas tinha câncer no mediastino (cavidade localizada entre os pulmões), onde vinha lutando nos últimos anos contra a doença. Esta havia invadido a medula, inviabilizando qualquer tentativa de remoção.


Nascido em 6 de novembro de 1928, Bassedas era oficial da reserva e professor de Matemática e Física, onde lecionou em vários colégios da cidade e em Porto Alegre. Também foi administrador da Santa Casa de Livramento.

Era uma das lideranças mais respeitadas de Santana do Livramento. Iniciou sua vida política nos anos 70, quando assumiu a Secretaria Municipal de Obras. Ele foi vereador por dois mandatos, e assumiu a Prefeitura em 1975, por nomeação - as cidades de Fronteira eram consideradas áreas de segurança nacional e tinham seus prefeitos nomeados pelo Governo Militar.

No regime democrático, Bassedas foi eleito vice-prefeito em 1997 e logo após, eleito prefeito no pleito de 2000. Enre suas realizações, foi fundador da Associação Santanense Pró-Ensino Superior (ASPES), que originou a Urcamp em Livramento, construiu os dois núcleos da COHAB, 12 pontes de concreto, 30km de calçamento e a dotação da cidade com água potável, além da aquisição do prédio do Banco do Brasil para o município, deixando também um bom maquinário.

Ele foi um dos fundadores do PDC (Partido Democrata Cristão), em Livramento e mais tarde, um dos primeiros fundadores da então ARENA (Aliança Nacional Renovadora, que passou por sucessivas transformações até ser hoje, o PP), passou pelo PSDB, e retornou ao PP nos últimos anos. Bassedas retornou à política em 2008, onde foi candidato a vice de Ico Charopen, mas no dia da eleição, renunciou ao cargo, por desentendimentos internos. O velório foi realizado no Salão Nobre do Palácio Moysés Vianna, sede da Prefeitura Municipal, e Bassedas foi sepultado no final da tarde deste domingo.

(com informações de A Platéia, de Santana do Livramento)


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.