Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São João é no Peruzzo! Vem fazer a festa nas ofertas!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

São João é no Peruzzo! Vem fazer a festa nas ofertas!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

22 janeiro 2012

Estiagem: Prefeitura cobra ações do Incra nos assentamentos

No Conquista do Caiboaté, há um poço artesiano pronto, mas que não está ligado ao sistema de água, que verte sem parar (amplie a foto para conferir)

A Prefeitura Municipal de São Gabriel, através da Comissão Municipal de Defesa Civil, segue com seu trabalho de socorro às famílias vitimadas pela estiagem na zona rural de todo o Município. Conforme os relatos das vistorias já realizadas, a situação mais dramática está nos assentamentos de reforma agrária implantados no Município, sob a jurisdição do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).



Segundo o coordenador André Petrarca, que recentemente participou de encontro no Sindicato Rural de São Gabriel apresentando um relato da situação no Município em nome do coordenador da Defesa Civil Luiz Fernando Porto, apesar dos prometidos investimentos em infra-estrutura pelo governo federal, as famílias que vivem nos assentamentos enfrentam uma forte escassez de água, tanto para consumo humano quanto para as lavouras, o que determinou perda total da safra em muitos assentamentos.

No assentamento Conquista do Caiboaté, existe uma caixa d’água instalada pelo governo federal, mas não há sistema de captação para as propriedades. “A Defesa Civil já entrou em contato com o Incra, solicitando que instalem urgentemente o sistema de captação, pois não há sentido algum ter uma caixa d’água num local se as pessoas não puderem usufruir nas suas casas, ainda mais numa seca como essa”, ressaltou. O Incra garantiu que estaria tomando providências já nesta próxima semana.

A falta de água nos assentamentos gera outros problemas de saúde pública. A intensidade solar associada à baixa umidade está produzindo lesões e queimaduras nos assentados, além de outros problemas de saúde. Somente no assentamento Conquista do Caiboaté são 672 crianças em idade escolar.

O prefeito Rossano Gonçalves autorizou a destinação de R$ 200 mil do caixa do Município para socorro às famílias, com a contratação de caminhões-pipa e caixas d’água, juntamente com outros sistemas de armazenamento fornecidos pela Defesa Civil Estadual.


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.