João Pedro Lemos
Colunista do blog
Lixo volta a preocupar
Nas últimas trilhas que fiz de bike notei uma coisa preocupante, a população voltou a jogar lixo em meio à natureza. Na estrada que leva ao Tiarajú, na parte dos trilhos chega entristecer a grande quantidade de lixo, especialmente em sacolas Plásticas jogadas a céu aberto. Próximo das montanhas de Xisto à 12 km daqui, vejam a distância, tem gente que se presta andar tudo isso para jogar lixo fora. Tá louco! Cria uma visão horrível. Na estrada do Tiarajú, vi gente em grandes caminhonetes jogando sacolas entre os pontilhões, para que, se temos excelente coleta de lixo!
Nessa semana estive no Bairro São Bento acompanhando a limpeza, o balastramento e estudos para a canalização da Rua Juscelino Kubitschek e fiquei abismado. Na sanga que corta o bairro onde foi feito um novo bueiro viabilizando o trânsito em duas mãos, até um sofá está exposto na sanga, sem falar na quantidade de garrafas pet que encontramos no local. É de lamentar, pois as conseqüências são terríveis, o assoreamento da sanga gera o entupimento da mesma e a água acaba invadindo as casas. Isso sem falar nas casas construídas praticamente dentro da sanga, risco constante de invasão das águas. Essas questões de cuidado pessoal acabam sempre atingindo um grupo, cada atitude pessoal numa coletividade as conseqüências nunca são individuais.
Tem gente caprichosa
No mesmo Bairro São Bento, encontrei um senhor que trabalha como catador, próximo ao bueiro da Juscelino Kubitschek. O pátio dele é um exemplo de limpeza, nenhum pedacinho sequer de papel, varrido, limpo e uma ampla sombra. Ele me disse que o material é separado diariamente os restos são ensacados e imediatamente encaminhados ao lixo. Final de semana, faz um churrasco na sombra, um espetáculo de lugar.
Sujeira é uma questão de atitude, descuido, quem trabalha com lixo tem tudo limpo, enquanto gente com excelente poder aquisitivo junta lixo para jogar na natureza. E olha que o senhor, ainda limpa a sanga.
É preciso assimilar a idéia de que as coisas ficam feias com lixo e cuidar da natureza é preparar um futuro mais limpo para nossos filhos. Não custa nada.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com