Celso Paz
Colunista do blog
ARY BARROSO, um dos maiores Compositores Brasileiros de todos os tempos compôs o samba na Baixa do Sapateiro, que tinha uma letra que exaltava a Bahia, sem nunca ter visitado nenhuma cidade baiana. Mas na primeira vez que ele pisou em Salvador, num dia 2 de dezembro, o vereador baiano Luís Monteiro da Costa aprovou uma lei que declarava que aquele dia seria o Dia Nacional do Samba, numa forma de homenagear o compositor. A partir deste acontecimento a data tornou-se um dia para se comemorar toda a riqueza do samba, um dos principais patrimônios culturais brasileiros.
Em Salvador sempre tem grandes shows lá no Pelourinho, com artistas e cantores famosos e sambistas locais, como Nelson Rufino, Walter Queiros, recebendo convidados como Paulinho da Viola, Elza Soares, Dona Ivone Lara. No Rio de Janeiro a festa fica por conta do animadíssimo Pagode do Trem, o pessoal se reúne lá na Central do Brasil, lota um trem inteirinho e vai tocando e cantando até o bairro de Osvaldo Cruz, onde lá formam-se várias rodas de Samba. Beth Carvalho costuma aparecer por lá para dar aquela força.
"Samba agoniza mas não morre, alguém sempre te socorre, antes do suspiro derradeiro"
Nelson Sargento (Mangueira)
"O samba nunca morreu, o samba é fé e raiz, é o canto de liberdade deste meu país"
Neguinho da Beija-Flor
"Samba, a gente não perde o prazer de cantar, e fazem de tudo para silenciar, a batucada dos nossos tantãs"
Grupo Fundo de Quintal
(Bloco Cacique de Ramos, tema enredo da Estação Primeira de Mangueira, Carnaval 2012)
" Meu bem não leve a mal a vila é a rival entre nós dois, eu te amo, eu te adoro, eu te quero de mais, mas sem o meu Samba, eu não posso viver, procure entender, se você me aceitar do jeito que eu sou, viverá eternamente o nosso amor"
Martinho da Vila (Vila Isabel)
"É que o samba pega que nem feitiço, e quando me pega eu enguiço, não consigo segurar." Toninho Geraes
E Dia 3 de Dezembro, a partir das 20 horas, vamos comemorar o Dia Nacional do Samba em São Gabriel, no Calçadão em frente a Lancheria e Sorveteria Premium, presença da Banda Improviso, muitos convidados do mundo do Samba, o programa O Show Tem Que Continuar da RBC FM, na comunicação de Celso Paz, Bebeto, e Uiliam Pacheco, venha samba com a gente. O poeta Luís Carlos da Vila nos deixou, mas deixou uma lição, não importa o que aconteça, a nossa vida sempre será um show, e como todo o show. O SHOW TEM QUE CONTINUAR (Arlindo Cruz)
E-mail: blogcadernosete@gmail.com













0 comentários via Blogger