Colunista do blog
Este primeiro parágrafo é para lembrar o Amigo Antônio Paulo Menezes, o Saci, árbitro de futebol que nos deixou neste final de semana, impossível esquecer sua fisionomia alegre e sorriso farto. Nesta simples lembrança a homenagem a este abnegado do esporte em São Gabriel, especialmente o futsal, onde atuou sempre muito bem e com segurança nas arbitragens. Ficam o exemplo, a postura e alegria como suas características marcantes. Nesta Roda Viva, socorro-me dos versos de Chico Buarque: “A gente vai contra a corrente. Até não poder resistir. Na volta do barco é que sente o quanto deixou de cumprir. Faz tempo que a gente cultiva a mais linda roseira que há. Mas eis que chega a roda viva e carrega a roseira prá lá...”
Pelas mãos do André Focaccia me chega o livro do Pedro Ernesto Denardim “10 Copas do Mundo É Demais”, presenteado e autografado pela Colega e Amiga Ana Martha Focaccia, revisora da obra, organizada pelo Jornalista Gabrielense Leonardo Caldas Vargas, gente da terra trabalhando e brilhando no time de cima, isto sim é diiiiiiiiiimaiiiiiis! Obrigado pelo regalo.
Desde que o campeonato por pontos corridos foi adotado pela CBF nas competições nacionais, Campeonato Brasileiro das Séries A, B, C e D, escuto algumas manifestações criticando esta fórmula. Certamente não me incluo entre estes críticos. Este ano foi aprimorado, ao marcar os clássicos locais para a última rodada mantém acesa a chama da competição. Aqui no Rio Grande do Sul, alguns setores da chamada grande imprensa, dizem que desde a adoção dos pontos corridos os clubes gaúchos ficam alijados do título. Encaro esta situação como resultado de circunstâncias e falta de objetivo dos dois grandes clubes.
O S.C. Internacional, há tempo vem buscando na competição Campeonato Brasileiro apenas a vaga para a Copa Libertadores, depois do assalto em 2005, o foco fica em cima da vaga. Uma hora é determinado que o time dispute partidas com o time reserva a fim de preservar os titulares para as competições paralelas evidenciando com isto um foco secundário na competição.
O Grêmio já liderou a competição por largo período com 11 pontos de vantagem sobre o São Paulo FC, na virada de turno e depois perdeu o foco e naquele ano o tricolor paulista foi o campeão. A verdade é que clubes com menor infra-estrutura e maior foco na competição acabam vencendo. Para ganhar o brasileirão não basta ter somente um grupo qualificado de jogadores e estrutura. Há que se ter foco e objetivo claro na disputa do título. Enquanto isto a dupla GRENAL assiste os times do Rio e São Paulo comemorarem suas conquistas. Como este ano em que o campeão sairá entre Vasco da Gama e Corinthians, este com treinador gaúcho que já disputou a competição por ambos os clubes gaúchos.
No mais há de saudada a exemplar punição aplicada a Bolívar pela lesão causada em Bobô do Bahia, acredito que no STJD será modificada, mas é um início. Também acho que não houve a intenção de causar a lesão com a gravidade que ocorreu, mas servirá para coibir entradas mais bruscas e desproporcionais.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com













0 comentários via Blogger