Kelly Pinheiro
Colunista do blog
Há alguns dias contei por aqui que a Moda surgiu na Itália, quebrando algumas crenças sobre o surgimento deste conceito... Porém despertou algumas dúvidas: se a Moda nasceu na Itália, por que a França levou toda a fama Fashion? Por que Paris é a grande referência desde os tempos, do guaraná com rolha, mais antigos? Eu vou contar...
Em meados de 1640, Luís XIV, também conhecido como Rei Sol, desenvolveu a valorização à beleza e ao glamour. Governou a França em um de seus períodos mais prósperos e, muitos estudiosos apontam como o grande precursor do apreço ao luxo e à riqueza. Foram das mentes dos artesãos palacianos que saíram os sapatos de salto e a alta costura entre tantas outras maravilhas. Foi em seu reinado, que o culto às jóias, aos champanhes e à gastronomia se tornou sinônimo de sofisticação. Além da criação deste, digamos, “estilo de vida”, incentivou a criação de coleções por estação, das boutiques de moda, dos salões de beleza thank god! e dos periódicos que noticiavam sobre a moda do período, afinal Luís XIV também era cultura!
É bem verdade que o luxo existia há muitos e muitos anos, desde o Egito antigo, entretanto, o grande diferencial, que ocorreu no reinado de Luís XIV, é que, neste período, o luxo deixou de ser exclusividade dos nobres e veio a ser objeto de consumo de todas as camadas sociais. Tudo que o rei usava, em um estalar de dedos, virava Moda. A explicação do fascínio da Europa pelo luxo era a esplendorosa beleza das criações da corte francesa. Tanto que, devido a isto, o bom gosto e qualidade dos produtos franceses se perpetuaram e, ainda hoje, possuem o conceito de produtos de grande valor.
Além disso, a profissionalização da Alta Costura através do objetivo do Rei de tornar Paris a capital da elegância, padronizou as regras dasmaisons vinculadas à Câmara Sindical da Alta Costura. Exclusividade, autenticidade e confecções artesanais (isso que é alta costura, viu!?), difundiu, ampliou e projetou a fama francesa na indústria da Moda. E como se não bastasse, a França aperfeiçoou o ready-to-wear americano, depois do final da II Guerra Mundial, somando o benefício da Alta Costura às criações industriais resultando no que, hoje, conhecemos como prêt-à-porter.
Então, Luís XIV fez do luxo o marketing de divulgação e projeção da Cidade Luz, fazendo da Moda uma das principais armas de sua estratégia de promoção da França. Entendeu a, tal, fama?
Dica:
O feriado passou voando, veio o final de semana, que já acabou e, só restaram as olheiras? Aí vai a dica da semana: Um ótimo produto para o tratamento das, malditas, olheiras é o Gel Dermage, acompanhado da Loção, eles suavizam as olheiras e diminuem as bolsas que se formam. Outro ótimo produto é a Emulsão Antissinais, da Natura, que além de disfarçar as olheiras e bolsas tem um efeito tensor imediato!
Se não der tempo de procurar estes produtos ou se grana estiver curta, beba muita água para incentivar a circulação! Frutas e legumes, como alface e espinafre, são ótimos para prevenir. Além disso, a velha e conhecida Hipoglós quebra o galho, hidrata e ajuda a disfarçar no outro dia!
Depois disso, é só usar o corretivo que só disfarça, não trata, e exibir uma bela “cuts”!
Me encontre nas Redes Sociais:Twitter: @kelly__pinheiro
Facebook: http://www.facebook.com/kelly.
Linkedin: http://www.linkedin.com/
E-mail: blogcadernosete@gmail.com