CHAA - Da prevenção ao tratamento, um centro de referência em Oncologia

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

Temporada de Verão Peruzzo 2026 - aproveite as ofertas!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

CHAA - Da prevenção ao tratamento, um centro de referência em Oncologia

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Temporada de Verão Peruzzo 2026 - aproveite as ofertas!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

30 novembro 2011

Destino do lixo é tema de projeto de extensão em São Gabriel


Professores e acadêmicos participam do projeto desenvolvido junto a catadores

A destinação dos resíduos sólidos, alternativas de uso daquilo que é considerado "lixo" por alguns, e a importância dos catadores de materiais recicláveis, foram abordados em um encontro que ocorreu no dia 19 de novembro, em São Gabriel. A reunião foi promovida pela equipe do projeto de extensão “A educação ambiental como instrumento de conscientização ambiental da comunidade do Bairro Menino Jesus, São Gabriel/RS”, desenvolvido pelo Campus São Gabriel da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a comunidade do Bairro Menino Jesus.


O projeto de extensão, que iniciou em abril de 2011 e terá duração de um ano, foi contemplado com uma bolsa do Programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico (PBDA). Os trabalhos são coordenados pela bióloga Patrícia de Oliveira Neves e têm a participação de discentes dos cursos de Engenharia Florestal e Gestão Ambiental.

O objetivo do projeto é promover a cidadania, solidariedade, conscientização ambiental e a integração dos moradores do Bairro Menino Jesus com os catadores de materiais recicláveis, utilizando a Educação Ambiental como instrumento de trabalho. O projeto surgiu a partir da realidade atual de gestão municipal dos resíduos sólidos: a coleta seletiva não é realizada e todo o material coletado pela prefeitura tem como destino final um lixão a céu aberto.

O trabalho procura reduzir o volume de resíduos destinado ao lixão público aliando a integração dos catadores com os moradores, o que confere ao projeto um caráter socioambiental, como ressalta a coordenadora Patrícia Neves. "A comunidade precisa começar a se conscientizar que tem um papel importante na questão do 'lixo' e também da importância que os catadores têm para a sociedade, especialmente para o meio ambiente. O espírito de solidariedade e cidadania surge quando nos conscientizamos de que muito do que colocamos no lixo é fonte de renda para outras pessoas, e o simples ato de separar em casa esse material e destinar para o catador pode fazer muita diferença", salienta a Coordenadora.

O presidente da Associação dos Catadores de Material Reciclável de São Gabriel, Paulo Ubirajara de Moura, também participou do encontro e falou sobre a categoria de trabalhadores e esclareceu à comunidade quais os materiais que têm importância comercial para eles. Um fôlder contendo a relação desses materiais foi entregue ao público presente e será distribuído para a comunidade do bairro.


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.